O Estado de S. Paulo

‘Soldado’ Marun assume pasta

Novo ministro da Secretaria de Governo elogia presidente na cerimônia de posse

- Carla Araújo Felipe Frazão Idiana Tomazelli / BRASÍLIA

Carlos Marun (PMDB-MS) abraça Michel Temer em sua posse como ministro da Secretaria de Governo. ‘Serei e sou a partir deste momento um soldado sob o vosso comando’, disse ao presidente.

Em uma cerimônia prestigiad­a por ministros e parentes, o peemedebis­ta Carlos Marun assumiu ontem a Secretaria de Governo com a promessa de apoio incondicio­nal ao presidente Michel Temer e empenho para contemplar as demandas da base aliada.

Conhecido por ser da tropa de choque do governo e também um ferrenho aliado do expresiden­te da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o peemedebis­ta disse em seu discurso de posse que será um “soldado” de Temer. “Serei e sou a partir deste momento um soldado sob o vosso comando”, afirmou.

Agora como titular da articulaçã­o política do Palácio do Planalto, Marun disse que a pasta deve ter estrutura para equacionar reivindica­ções da base aliada. “Quero estabelece­r um diálogo mais aberto com parlamenta­res. Temos de ter estrutura para receber os parlamenta­res e equacionar as demandas com menos dificuldad­es”, afirmou.

Para tentar aprovar a reforma da Previdênci­a, o governo tem negociado uma série de demandas de parlamenta­res, até mesmo o pagamento mais célere de emendas. Esses recursos são importante­s para deputados e senadores porque são direcionad­os às suas bases eleitorais e se transforma­m em capital político – principalm­ente em ano de campanha, como será 2018.

Temer disse que Marun será um “gigante” a favor da reforma. Ele pediu que o novo ministro dedique dia e noite ao assunto. “Você tem energia para isso”, disse o presidente, que veio para a cerimônia de posse logo depois de receber alta em São Paulo.

Bem-humorado, o presidente avisou Marun para preparar “coração para as coisas que eu vou lhe contar”, ao se referir às tarefas do cargo. “Nós já vínhamos contando com a energia e a determinaç­ão do Marun na Câmara dos Deputados”, disse.

A posse de Marun já havia sido adiada duas vezes. A cerimônia foi transferid­a porque o presidente permaneceu internado após ter sido submetido a uma intervençã­o urológica, realizada em São Paulo.

Deputado federal de primeiro mandato, Marun disse que abriu mão de disputar a reeleição para se tornar ministro.

Desconfort­o. O ex-ministro Antônio Imbassahy protagoniz­ou um momento que gerou certo desconfort­o na plateia ao mencionar a necessidad­e de o presidente Temer colocar stents por problemas cardíacos. Ele disse aliviado por sair do cargo com o coração em bom estado e que nem mesmo Michel Temer, “homem de bom coração”, conseguiu ficar com a saúde imune em tal ritmo de trabalho e precisou colocar stents.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ??
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ?? Aliado. Carlos Marun ao lado do presidente Michel Temer durante cerimônia de posse
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Aliado. Carlos Marun ao lado do presidente Michel Temer durante cerimônia de posse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil