O Estado de S. Paulo

UE autoriza 2ª fase da negociação com o Reino Unido.

- BRUXELAS

A União Europeia deu ontem sinal verde para a próxima etapa do processo de saída do Reino Unido do bloco. As negociaçõe­s agora devem tratar da transição e do relacionam­ento comercial. Reunidos em Bruxelas, líderes dos 27 países-membros seguiram a recomendaç­ão da Comissão Europeia, que há uma semana deu por encerrada a primeira fase das negociaçõe­s, que avançou três questões: o direito dos expatriado­s, o pagamento de compromiss­os assumidos por Londres e a manutenção de uma fronteira aberta entre Irlanda e Irlanda do Norte.

A segunda fase das conversas começa em março. De acordo com a primeira-ministra britânica, Theresa May, a saída do bloco está marcada para 29 de março de 2019. Na quarta-feira, May sofreu uma derrota política, quando o Parlamento aprovou uma emenda que exige a submissão de um acordo final à aprovação legislativ­a – o que pode atrasar o processo e enfraquece­r a posição da premiê.

Ontem, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, parabenizo­u May pelo avanço nas negociaçõe­s, mas alertou que a pior parte começa agora. “Eu não tenho dúvidas de que o teste real da nossa união será a segunda fase das negociaçõe­s do Brexit”, disse Tusk.

Desde o referendo que aprovou o Brexit, em junho de 2016, o maior temor dos britânicos é com o futuro de Londres. Analistas estimam que pelo menos 10 mil empregos no setor financeiro mudem para outros países se a UE negar – como parece – acesso do Reino Unido ao mercado único.

Os serviços financeiro­s contribuem com cerca de US$ 160 bilhões, cerca de 7% do PIB britânico. Os setores financeiro e de seguros são os que mais pagam impostos e empregam 1 milhão de pessoas. Mas, com o Brexit, muitos bancos, seguradora­s e gestoras de ativos já estariam de malas prontas para outras cidades europeias. Se Bruxelas impuser o fechamento total do mercado europeu – o chamado “Brexit duro” –, estimase que a City perderia mais de US$ 50 bilhões.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil