O Estado de S. Paulo

Soldados israelense­s matam 4 palestinos, entre eles 1 cadeirante

Decisão de Trump sobre Jerusalém motiva novos protestos; Israel alega que 16 foguetes partiram de Gaza em 9 dias

- FAIXA DE GAZA

Confrontos entre palestinos e soldados israelense­s terminaram ontem com quatro manifestan­tes mortos na Faixa de Gaza e na Cisjordâni­a, segundo o Ministério da Saúde palestino. De acordo com o governo de Israel, os palestinos de Gaza lançaram 16 foguetes em 9 dias contra o território israelense. Eles não deixaram vítimas.

Embora a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel não tenha provocado a onda de violência convocada pelo grupo radical islâmico Hamas, dezenas de milhares de pessoas se manifestar­am ontem na Faixa de Gaza e na Cisjordâni­a ocupada ao fim da oração semanal.

O Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, havia pedido uma terceira intifada (levante palestino) após o anúncio de Trump. Uma parte dos manifestan­tes entrou em confronto com soldados e policiais israelense­s, que respondera­m às pedradas de jovens palestinos com disparos de munição letal, balas de borracha, bombas de gás lacrimogên­eo, nas cidades de Ramallah, Belém, Hebron, na região de Qalandyia e perto de Nablus, na Cisjordâni­a.

Em Gaza, centenas de palestinos desafiaram as forças israelense­s aos pés da barreira que fecha a fronteira. Soldados israelense­s mataram a tiros dois deles, Yaser Sokar, de 32 anos, e o cadeirante Ibrahim Abu Thurayeh, de 29. Em Anata, localizada entre Cisjordâni­a e Jerusalém, um terceiro manifestan­te palestino, Basel I., de 24 anos, morreu por fogo israelense. Outros 145 palestinos ficaram feridos, 5 em estado grave.

Na saída de Ramallah, Mohamed Aqal, de 29 anos, morreu ao levar três tiros de policiais israelense­s, que ele havia atacado. Ele levava um falso cinturão de explosivos. Em Jerusalém também ocorreram confrontos na Cidade Velha.

 ?? GORAN TOMASEVIC/REUTERS ?? Alvo. Palestino com falso cinturão-bomba é morto após atacar com faca soldados de Israel
GORAN TOMASEVIC/REUTERS Alvo. Palestino com falso cinturão-bomba é morto após atacar com faca soldados de Israel
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil