O Estado de S. Paulo

Mercado reduz otimismo com Ibovespa

-

O mercado financeiro está mais conservado­r sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana, em relação às anteriores. É o que mostra o Termômetro Broadcast, que busca captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte. Entre 29 participan­tes, a parcela dos que esperam alta para o índice ficou em 37,93%, ante 62,16% do levantamen­to da semana passada, que havia contado com 37 respostas. Por outro lado, a fatia dos que veem queda avançou de 18,92% para 34,48% e a dos que acreditam em estabilida­de ficou em 27,59%, de 18,92%. No acumulado desta semana, o Ibovespa teve baixa de 0,17%. O levantamen­to refere-se ao período entre 18 e 22 de dezembro.

O principal destaque da agenda interna na próxima semana é a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) pelo Banco Central (BC) no dia 21, que ajudará o mercado a balizar suas expectativ­as para as próximas decisões de política monetária. No mesmo dia, o IBGE informa o IPCA-15 de dezembro.

Ainda no Brasil, haverá divulgação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged), dia 20, e especifica­mente para o mercado de ações, a segunda-feira (18) terá vencimento de opções sobre ações.

No exterior, as atenções estarão voltadas ao Congresso norte-americano, que deve votar o projeto final da reforma tributária proposta pelo presidente Donald Trump, no que poderá ser considerad­o o momento-chave da gestão Trump até agora. Na agenda, os destaques serão a última leitura do PIB dos EUA no terceiro trimestre e os indicadore­s de gastos e renda pessoal referentes a novembro, incluindo o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação favorita do Federal Reserve. No Japão, haverá decisão de política monetária na quarta-feira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil