O Estado de S. Paulo

Liminar suspende demissões na Estácio

Juíza concluiu que há indícios de caráter discrimina­tório por idade nas dispensas; decisão é válida por 30 dias

- Denise Luna / RIO

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve ontem liminar que suspende por 30 dias as 1,2 mil demissões da Universida­de Estácio de Sá em todo o País. O MPT alega que as demissões tiveram caráter discrimina­tório por idade. O MPT pede que as demissões e homologaçõ­es já feitas sejam suspensas até que se finalize o inquérito civil público sobre as dispensas.

Em seu parecer, a juíza substituta Tallita Foresti, do Tribunal Regional do Trabalho da 1.ª Região, concluiu que “há forte indício de caráter discrimina­tório dessas dispensas”, já que a coleta de dados no município do Rio de Janeiro mostra que, “de 102 professore­s, 81 têm entre 50 e 81 anos; 18, entre 40 e 49 e apenas 5, na faixa de 30 anos”.

A juíza afirmou ainda que a prova dos autos indica que novas dispensas ocorrerão nos dias 15,16, 17 e 18 de dezembro e que o MPT comprovou ter esgotado as vias administra­tivas para obter as fichas funcionais dos professore­s, no intuito de investigar eventual caráter discrimina­tório dessas dispensas.

Procurada, a Estácio declarou que “confia no Poder Judiciário e está atuando para reverter essa decisão do Ministério Público do Trabalho”.

Esta é a terceira liminar que suspende demissões da empresa. A primeira, também do Rio, foi derrubada no dia seguinte. Outra foi obtida no dia 13 pelo sindicato dos professore­s do Pará e de Santa Catarina.

A empresa dispensou professore­s em 93 unidades logo após a aprovação da reforma trabalhist­a, o que levou a especulaçõ­es de que poderia se aproveitar das novas regras, que permitem a contrataçã­o com pagamento por horas trabalhada­s. A Estácio nega que fará isso.

 ?? GUILHERME LEPORACE/AGÊNCIA O GLOBO - 27/1/2016 ?? Briga judicial. Essa foi a terceira liminar contra a empresa
GUILHERME LEPORACE/AGÊNCIA O GLOBO - 27/1/2016 Briga judicial. Essa foi a terceira liminar contra a empresa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil