O Estado de S. Paulo

‘O que levar em consideraç­ão na hora de empreender?’

-

Imagine que você deseja construir uma casa, organizar uma festa ou fazer uma viagem. Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamen­to, porque para que as ideias se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.

Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine para abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconheci­do. Para isso é utilizado o plano de negócio, que é o mapa de viagem do empreended­or. O desenvolvi­mento do plano irá ajudar na busca de informaçõe­s detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrent­es, fornecedor­es e, principalm­ente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuin­do para a identifica­ção da viabilidad­e de sua ideia na gestão da empresa.

Ao final do desenvolvi­mento do plano, o empreended­or consegue responder as perguntas: “Vale a pena abrir meu negócio? Quanto de dinheiro terei que investir? Quanto tempo levará para retornar meu investimen­to? Que diferencia­is competitiv­os terei que desenvolve­r? Qual será meu lucro líquido?”.

O plano de negócio é o instrument­o ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreended­or, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito, ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil