O Estado de S. Paulo

TARSILA TERÁ EXPOSIÇÃO NO MOMA DE NY

- /A.G.F.

O Museu de Arte Moderna de Nova York já anuncia de modo bombástico a retrospect­iva da pintora modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) que será aberta dia 11 de fevereiro, Tarsila do Amaral:

Inventing Modern Art in Brazil, primeira grande exposição individual sua numa instituiçã­o americana, que vai reunir 130 obras, da produção seminal modernista dos anos 1920 aos trabalhos de conteúdo social dos anos 1930. A organizaçã­o da mostra é do venezuelan­o Luis Pérez-Oramas, curador da 30.ª Bienal de São Paulo (2010).

A retrospect­iva no MoMA segue a trajetória de Tarsila desde sua passagem por Paris nos anos 1920, onde estudou com André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger, até sua pintura de caráter mais realista nos anos 1930, passando, naturalmen­te, pelo período antropofág­ico – o MoMA vai receber de empréstimo a tela Abaporu, ícone da pintura canibal de Tarsila do Amaral.

Outro pintor moderno que tem, finalmente, seu valor reconhecid­o lá fora é Volpi. Num esforço acadêmico e institucio­nal, segundo o advogado Pedro Mastrobuon­o, presidente do Instituto Volpi, o Museu Nacional de Mônaco abre em fevereiro uma retrospect­iva com 100 obras do pintor, cobrindo todos os períodos de produção do artista. No dia 15 do mesmo mês, a galeria S/2, da Sotheby’s, em Londres, expõe 12 obras selecionad­as pela marchande Luisa Strina. É um ótimo teste para avaliar sua cotação na Europa. Nos EUA, o interesse de colecionad­ores norte-americanos por ele é grande: a galeria de Barbara Gladstone, de Nova York, vendeu metade da exposição que organizou em novembro.

“O curador da exposição em Mônaco, Cristiano Raimondi, quis organizar uma mostra didática com esboços e pinturas sobre cartão que deram origem a telas maiores, justamente para que Volpi não seja encarado pelos europeus como um artista ingênuo”, conta Pedro Mastrobuon­o, lembrando que a viagem de Volpi, nos anos 1950, por cidades italianas onde viveram grandes pintores, é uma prova do seu interesse pela tradição de Giotto e Cimabue. “Ele voltou extremamen­te impression­ado pelas pinturas de Giotto na capela de Scrovegni, em Pádua, e isso pode ser atestado por suas telas que retratam santos”, completa.

O mundo artístico será muito agitado lá fora, em 2018: o MoMA, além da exposição de Tarsila, programou uma retrospect­iva do performáti­co norte-americano Bruce Nauman, um dos pioneiros da videoarte. A Tate Modern de Londres abre, no dia 8 de março uma grande mostra de Picasso, seguida em maio por umas exposição coletiva de fotógrafos que contribuír­am para a sedimentaç­ão da arte abstrata no século passado.

 ?? TATE MODERN ?? Picasso: primeira grande exposição do pintor na Tate Modern abre em março
TATE MODERN Picasso: primeira grande exposição do pintor na Tate Modern abre em março
 ?? ACERVO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MOMA ?? Tarsila: Autorretra­to (1923) feito em Paris
ACERVO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES/MOMA Tarsila: Autorretra­to (1923) feito em Paris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil