O Estado de S. Paulo

Tempestade mata mais de 200 nas Filipinas

Equipes buscam mais de 150 desapareci­dos e há 70 mil desalojado­s; Tembin chega hoje ao sul do Vietnã

- MANILA

A tempestade tropical Tembin deixou mais de 200 mortos e 150 desapareci­dos no sul das Filipinas. Pelo menos 70 mil foram obrigados a abandonar desde sexta-feira suas casas, anunciaram ontem a polícia e os serviços de emergência. Mais de 40 mil foram levados para abrigos.

Socorrista­s ainda procuravam sobreviven­tes ontem em comunidade­s agrícolas remotas e áreas costeiras. Equipes tentavam restaurar as comunicaçõ­es e o fornecimen­to de energia.

De acordo com as autoridade­s, a população das aldeias ignorou avisos para abandonare­m a costa e para se afastar das margens de rios. Centenas foram arrastados pelas cheias e pelos deslizamen­tos de terras.

“As águas subiram enchendo nossa casa”, relatou o agricultor Felipe Ybarsabal, de 65 anos. Ele e sua família tiveram que correr para uma área mais alta, informou a agência Reuters. O papa Francisco lamentou o desastre e pediu orações pelas vítimas.

As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestade­s, mas o nível de destruição provocada pela Tembin na Ilha de Mindanao foi uma surpresa. Cento e trinta e cinco pessoas morreram na parte norte da ilha, onde 72 moradores estavam desapareci­dos.

A Tembin chegou ao país menos de uma semana após a tempestade tropical KaiTak, que devastou o centro das Filipinas, deixando 54 mortos. Em 2013, o tufão Haiyan matou quase 8 mil pessoas e deixou 200 mil famílias desabrigad­as. A tempestade Tembin deve chegar hoje ao sul do Vietnã, com ventos de 120 quilômetro­s por hora. /

 ?? SOCIAL MEDIA/REUTERS ?? Catástrofe. Mais de 70 mil pessoas foram deslocadas no arquipélag­o; região é atingida por cerca de 20 tufões todo ano
SOCIAL MEDIA/REUTERS Catástrofe. Mais de 70 mil pessoas foram deslocadas no arquipélag­o; região é atingida por cerca de 20 tufões todo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil