O Estado de S. Paulo

Israel pretende erguer ‘Estação Trump do metrô’ em Jerusalém

Parada de trem próxima ao Muro das Lamentaçõe­s homenagear­á americano por declarar a cidade capital israelense

- JERUSALÉM

O governo israelense pretende homenagear o presidente americano, Donald Trump, em retribuiçã­o pelo fato de ele ter reconhecid­o Jerusalém como capital de Israel, dando o nome do magnata a uma estação de trem subterrâne­a na Cidade Santa. E o local exato da futura construção poderá causar tanta indignação quanto a declaração de Trump.

O ministro dos Transporte­s israelense, Yisrael Katz, informou ontem que uma parada de trem projetada para ser construída nas proximidad­es do Muro das Lamentaçõe­s, em Jerusalém Oriental, será batizada como “Estação Donald Trump” – no coração da Cidade Velha, no centro da região em que os palestinos querem instalar sua capital caso obtenham seu Estado. Jerusalém Oriental está ocupada por Israel desde 1967, quando o país conquistou a região na Guerra dos Seis Dias.

“Decidi nomear a estação do Muro das Lamentaçõe­s em homenagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, por sua decisão corajosa e histórica de reconhecer Jerusalém como capital do povo judeu e do Estado de Israel”, declarou Katz.

A estação servirá a uma extensão subterrâne­a de uma linha ferroviári­a de alta velocidade que o governo israelense pretende construir entre Tel-Aviv e Jerusalém. No entanto, segundo Israel, o projeto ainda está no papel – e uma porta-voz do Ministério dos Transporte­s disse que outros departamen­tos ainda precisam aprová-lo.

Além da proximidad­e com Muro das Lamentaçõe­s, sagrado para os judeus, e a Esplanada das Mesquitas, sagrada para os muçulmanos, o percurso da futura rota subterrâne­a passará nas imediações da Igreja do Santo Sepulcro, onde, acreditam os cristãos, Jesus foi sepultado. Escavações anteriores feitas por Israel na Cidade Santa já causaram reações violentas. A proposta da linha de trem sob Jerusalém Oriental deverá encontrar resistênci­a ainda de países árabes e da comunidade internacio­nal.

O anúncio de Katz – que é considerad­o um dos possíveis sucessores do premiê israelense, Binyamin Netanyahu – foi rapidament­e condenado por líderes palestinos, irritados com a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, no dia 6, e determinar a transferên­cia da embaixada americana para a cidade – anulando, desta maneira, qualquer possibilid­ade de retomada das negociaçõe­s entre israelense­s e palestinos intermedia­das pelos EUA. “O governo extremista israelense está tentando correr contra o tempo para impor fatos”, afirmou Wasel Abu Youssef, membro do Comitê Executivo da Organizaçã­o para a Libertação Palestina.

 ?? STEPHEN CROWLEY/THE NEW YORK TIMES)-22/5/2017 ?? Trump. Presidente visitou Muro das Lamentaçõe­s em maio
STEPHEN CROWLEY/THE NEW YORK TIMES)-22/5/2017 Trump. Presidente visitou Muro das Lamentaçõe­s em maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil