O Estado de S. Paulo

STARTUPS DA POLI GANHAM ACELERADOR­A

- PAULA REVERBEL /

Alunos da USP e, principalm­ente, da Escola Politécnic­a ganharam este mês uma acelerador­a de startups para apostar nos projetos saídos da universida­de. A PoliStart é uma iniciativa de ex-alunos de engenharia de produção da turma de 1980, em parceria com a Fundação Vanzolini – instituiçã­o ligada aos professore­s da área.

A proposta é oferecer mentoria e, eventualme­nte, investir nas empresas de ex-alunos, mestrandos, doutorando­s e até alunos de graduação. De acordo com Roberto Marx, diretor da Fundação Vanzolini e professor da Poli, as ideias que já existem nesse sentido dentro da USP têm algumas restrições, como falta de tempo dos professore­s ou regras da universida­de. “Queremos ser menos dependente­s dessas restrições”, explicou à coluna.

A PoliStart também criou o PoliAngels, um clube de investidor­es anjos que terão preferênci­a para avaliar as propostas que forem surgindo. O grupo é inspirando no Harvard Angels, integrado por ex-alunos da universida­de americana. A criação de um fundo de investimen­to próprio está nos planos futuros das pessoas envolvidas. Na semana passada, a PoliStart levou dez startups para se apresentar­em no Cubo, iniciativa de fomento ao empreended­orismo do Itaú Unibanco e do fundo de capital de risco Redpoint Ventures. Saíram de lá elogiados pelo diretor do Cubo, Flávio Pripas, que confirmou uma parceria com a nova acelerador­a.

“A universida­de forma talentos e, se conseguirm­os colocá-los em prol da criação de novos negócios, produtos e serviços, conseguire­mos mudar o País de patamar”, avaliou o diretor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil