O Estado de S. Paulo

EI reivindica ataque que deixou 41 mortos no Afeganistã­o • Imperdoáve­l

-

Ao menos 41 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas ontem em um atentado contra um centro cultural xiita de Cabul. O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindico­u a autoria do ataque em um comunicado difundido por um site usado para propaganda jihadista.

A ação foi cometida três dias após um atentado suicida perto da sede da agência de inteligênc­ia afegã na capital, que deixou seis mortos. “O local do ataque de ontem recebe apoio do Irã e é um dos principais centros xiitas de Cabul”, afirmou o EI.

“O alvo era o centro cultural Tabayan. Uma cerimônia acontecia para recordar o 38.º aniversári­o da invasão soviética do Afeganistã­o no momento da explosão”, afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

A explosão foi seguida por outras duas, menos potentes, que não deixaram vítimas. “Há 41 mortos e 84 feridos, incluindo mulheres e crianças”, disse o porta-voz do ministério da Saúde, Waheed Majrod.

“Estávamos no corredor, na segunda fileira, quando a explosão aconteceu. Eu não vi o homem-bomba. Depois da explosão, havia fogo e fumaça dentro do prédio e todos pediam ajuda”, contou Mohamed Hasan Rezayee, estudante que ficou ferido no rosto e nas mãos. “Foi o caos. Todos gritavam e choravam. As pessoas se tornaram vítimas do pânico.”

“Os terrorista­s voltaram a cometer crimes contra a humanidade atacando mesquitas, lugares santos e centros culturais. Seus crimes são imperdoáve­is”, reagiu o presidente afegão Ashraf Ghani, em comunicado. Uma comissão investigar­á “possíveis falhas da polícia”, que permitiu que os terrorista­s atacassem o local.

“Os terrorista­s voltaram a cometer crimes contra a humanidade atacando mesquitas, lugares santos e centros culturais”

Ashraf Ghani

PRESIDENTE DO AFEGANISTíO

 ?? HEDAYATULL­AH AMID/EFE ?? Terror. Explosão deixou dezenas de mortos e feridos
HEDAYATULL­AH AMID/EFE Terror. Explosão deixou dezenas de mortos e feridos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil