O Estado de S. Paulo

Para evitar novas infecções, presidente fará avaliações diárias

Temer se recupera de quadro febril, retira sonda da uretra, mas deve voltar a passar por exames em hospital

- Carla Araújo / BRASÍLIA

O presidente Michel Temer passará por avaliações médicas diárias e terá de fazer uma dilatação semanal do canal da uretra para evitar novas obstruções. Temer passou o dia no Palácio Jaburu recebendo ministros e aliados.

Depois de alguns dias de desconfort­o e com febre, o presidente retirou a sonda que estava usando desde 13 de dezembro. Temer deixou de passar a virada do ano no Rio após ser constatado um quadro de infecção. Apesar de ser uma possibilid­ade médica, auxiliares dizem que até o momento o presidente ainda não tem indicação cirúrgica para eventual retirada da próstata ou até mesmo uma hemodiális­e, já que uma das queixas do presidente ainda continua sendo algumas dificuldad­es para urinar.

Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, ainda não há previsão de que o presidente vá para São Paulo, mas, ainda de acordo com auxiliares, é possível que Temer passe pela capital paulista para uma avaliação Hospital Sírio-Libanês, onde ele fez a cirurgia e está sendo acompanhad­o pelo urologista Miguel Srougi.

Ainda em tratamento médico, o presidente tenta aos poucos retomar a rotina de trabalho. Ontem, Temer caminhou cedo pelos jardins da residência oficial e recebeu ministros para tratar dos temas de governo. O presidente também despachou com a área jurídica algumas medidas como a sanção da Lei Orçamentár­ia Anual (LOA), que será publicada hoje no Diário Oficial da União. Ele prometeu a auxiliares que hoje já retoma os despachos no Palácio do Planalto.

Ritmo acelerado. Apesar de comum para um paciente de 77 anos, o problema urológico do presidente foi agravado por desobediên­cia médica, ressaltam auxiliares. Temer, que deveria manter um período de descanso, retomou a agenda intensa logo depois da cirurgia e apesar de restrições médicas para viagens. Em viagem pelo Rio, em dezembro, ele relatou desconfort­o com a sonda. Após novos exames, ficou constado o quatro de infecção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil