O Estado de S. Paulo

20ª denúncia contra Cabral cita propina em obras emergencia­is

Ex-governador do Rio é acusado de cobrar ‘vantagem indevida’ de construtor­a; defesa diz que não há provas

- Constança Rezende / RIO

O Ministério Público Federal denunciou ontem novamente o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) por corrupção. Chega a 20 o número de acusações formais contra o emedebista (19 no Rio e uma em Curitiba). Desta vez, o ex-governador é acusado de cobrar propinas em obras realizadas pela construtor­a Oriente.

Também foram denunciado­s o diretor da construtor­a Geraldo André de Miranda Santos, o coordenado­r de licitações da empresa, Alex Sardinha da Veiga, o ex-secretário de Obras do governo Cabral Hudson Braga e o suposto operador Wagner Jordão.

De acordo com o Ministério Público Federal, pelo menos entre 2010 e 2014, por seis vezes, Cabral, por meio de Braga e Jordão, “solicitou e recebeu vantagem indevida (calculada, como regra geral, em 1% do valor faturado relativo às contrataçõ­es realizadas) de Alex Sardinha da Veiga e Geraldo Miranda”.

A denúncia cita e-mail trocado entre Jordão e Sardinha, com o assunto “cálculos”, que menciona valores de “O2” relacionad­os à construtor­a. O termo “O2” se refere, segundo investigad­ores, à “taxa de oxigênio”, a propina. O esquema teria funcionado em obras denominada­s “Baixada Litorânea”, “Emergência Araruama”, “Emergência Saquarema” e “Emergência Maricá II”.

Em dezembro, Cabral foi condenado pela quarta vez na Operação Lava Jato. As penas chegam a 87 anos. Em novembro, o ex-governador completou um ano na cadeia.

Defesas. O advogado de Cabral, Rodrigo Roca, afirmou que a denúncia “se baseia exclusivam­ente nas palavras de delatores, não apresentan­do qualquer elemento de prova”. Uma funcionári­a da Oriente informou por telefone que a empresa está em recesso. O advogado de Hudson Braga, Roberto Pugliuso, disse que não se pronunciar­ia. As defesas dos outros denunciado­s não foram localizada­s.

 ?? PEDRO TEIXEIRA/ AGÊNCIA O GLOBO - 5/12/2017 ?? Ex-governador. Advogado de Cabral nega acusações
PEDRO TEIXEIRA/ AGÊNCIA O GLOBO - 5/12/2017 Ex-governador. Advogado de Cabral nega acusações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil