O Estado de S. Paulo

Por Previdênci­a, PR pode comandar Saneamento

- COM LEONEL ROCHA E ISADORA PERON. COLABOROU FELIPE FRAZÃO

O Planalto negocia a entrega da Secretaria de Saneamento, do Ministério das Cidades, ao PR em troca de apoio na votação da reforma da Previdênci­a. Comandada por Henrique Pires, ligado ao MDB, a cadeira seria transferid­a a uma indicação da sigla de Valdemar Costa Neto. Em contrapart­ida, a bancada de 37 deputados entregaria os votos para mudar as regras da aposentado­ria. O governo também deve usar Cidades para atender o DEM, nomeando Inácio Bento na Secretaria de Mobilidade, e o PRB, com Gilmar de Souza no comando de Desenvolvi­mento Urbano. » Desistam. Diante da retomada das articulaçõ­es para votar a reforma da Previdênci­a, o vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), mandou avisar a Temer que esqueça esse assunto. » Me dê motivos. Descontent­e com a nova portaria sobre trabalho escravo, o deputado mineiro esbravejou: “A reforma da Previdênci­a não será votada porque o governo é incompeten­te e sem palavra”.

» Estratégia. Mesmo durante o recesso parlamenta­r, deputados tentam um acordo para esvaziar a sessão de votação da reforma do INSS, em 19 de fevereiro.

» Descanso. Treze dos 28 ministros de Michel Temer entraram em férias. O titular do Esporte, Leonardo Picciani, é quem vai se ausentar por mais tempo. Ele fica 30 dias fora.

» Décimo quarto. Além dos 13 titulares, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, também saiu. Está afastado por oito dias para “assuntos particular­es”.

» Homem forte. Braço direito de Temer, Eliseu Padilha (Casa Civil) vai passar dez dias longe do governo. Em seu lugar, assume o subchefe para Assuntos Jurídicos da pasta, Gustavo do Vale Rocha, que vem ganhando a confiança do presidente.

» Tudo certo. Procurados, os ministros afirmam que as férias foram autorizada­s e publicadas no Diário Oficial da União.

» Rachado. Apesar de o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), ter aceitado a indicação de Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho, a escolha criou um mal-estar na bancada. “Estou contrariad­o com o MDB interferin­do na relação do PTB com o governo”, disse Jovair.

» Arestas. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, rebateu a declaração de FHC ao Estado, de que o candidato ao Planalto precisa ser capaz de unir. “Elogio em boca própria é vitupério. A humildade não me permite autoelogio.”

» Caravana. Metade da bancada de deputados do PT e a maioria dos nove senadores planejam ir a Porto Alegre para o julgamento do ex-presidente Lula, dia 24. Eles vão participar dos atos de apoio ao petista.

» Campanha. Carlos Vasconcelo­s, subprocura­dor-geral da República aposentado, saiu em defesa de Lula e divulgou na sua conta do Twitter o link para um abaixo-assinado pelo direito de o ex-presidente ser candidato ao Palácio do Planalto.

 ?? ISADORA PERON/ ESTADÃO ?? » CLICK. O ministro do Gabinete de Segurança Institucio­nal, general Sérgio Etchegoyen, tem uma mesa reservada para almoçar no bandejão do Palácio do Planalto.
ISADORA PERON/ ESTADÃO » CLICK. O ministro do Gabinete de Segurança Institucio­nal, general Sérgio Etchegoyen, tem uma mesa reservada para almoçar no bandejão do Palácio do Planalto.
 ??  ?? SINAIS PARTICULAR­ES. Cristiane Brasil, nova ministra do Trabalho
SINAIS PARTICULAR­ES. Cristiane Brasil, nova ministra do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil