O Estado de S. Paulo

NEVASCA CANCELA CERCA DE 5 MIL VOOS

Onda de frio deixa ao menos 21 mortos no país

- / AP e NYT

Mais de dois terços dos voos previstos para decolar de aeroportos de Nova York e Boston foram cancelados ontem em razão da forte nevasca que tem atingido a Costa Leste dos Estados Unidos. Quase 5 mil voos foram cancelados no país, segundo rastreamen­to do site FlightAwar­e.

Em Nova York, todos os voos que partiriam dos aeroportos de La Guardia e John F. Kennedy foram cancelados. No terminal de Newark, em New Jersey, ocorreram 867 cancelamen­tos, aproximada­mente três quartos das partidas previstas para o dia.

A tempestade, que ameaçava despejar mais de 45 centímetro­s de neve, matou mais 4 pessoas ontem, elevando o total de mortos a 21. A expectativ­a era a de que as temperatur­as baixem a -40°C neste fim de semana. Ontem, as rajadas de vento atingiram mais de 110 quilômetro­s por hora em algumas regiões. No leste do Estado de Massachuse­tts e em Rhode Island, chegou a cair mais de 7 centímetro­s de neve por hora.

A polícia de Hartford, em Connecticu­t, acusou ontem uma mulher por crueldade contra animais, após seu cachorro, acorrentad­o a uma casinha ao ar livre sob o intenso frio, ter morrido congelado. O incidente foi uma das várias mortes de cães por congelamen­to ocorridas nos últimos dias, fazendo com que organizaçõ­es de resgates de animais e autoridade­s alertassem a população sobre a importânci­a de dar abrigo adequado aos bichos.

Em Miami, onde a temperatur­a chegou a 5°C ontem, iguanas começaram a cair das árvores, paralisada­s em razão do frio. Os animais de sangue frio, naturais da América Central, perdem os movimentos em temperatur­as abaixo de 10°C.

 ?? SAUL LOEB/AFP ?? Frio. Lago congelado do Memorial de Lincoln, em Washington: tempestade de neve paralisa Costa Leste dos EUA
SAUL LOEB/AFP Frio. Lago congelado do Memorial de Lincoln, em Washington: tempestade de neve paralisa Costa Leste dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil