O Estado de S. Paulo

Contra assédio, atrizes vestem preto em prêmio

A iniciativa Time’s Up pede às mulheres para usar a cor na cerimônia que será realizada domingo, 7, em solidaried­ade com as que foram abusadas

- Ryan Pearson AP / PALM SPRINGS / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Gal Gadot, Saoirse Ronan, Mary J. Blige e Allison Janney se vestirão de preto na cerimônia de premiação do Globo de Ouro no domingo, 7, como parte do planejado protesto contra o assédio sexual. Todas elas respaldara­m a nova iniciativa, Time’s Up, expressand­o seu apoio às mulheres que se queixam abertament­e de abusos sofridos.

“Sou uma delas e estou ao lado dessas mulheres e as apoio”, afirmou Mary J. Blige na terça, na entrega de prêmios do Festival Internacio­nal de Cinema de Palm Springs. Blige foi indicada para o Globo de Ouro de coadjuvant­e por seu papel em Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi. Segundo ela, a campanha Time’s Up e o uso do vestido preto como forma de protesto são importante­s “porque há muitas mulheres que não têm a chance de falar e que são de outros setores que não o cinematogr­áfico ou o de música. É importante levantarmo­s em sua defesa para elas poderem se expressar”.

Já Allison Janney garantiu: “Acho que essa manifestaç­ão é poderosa. Estarei usando um vestido preto e orgulhosa de me apresentar ao lado de outras atrizes”. Janney foi indicada para o prêmio de atriz coadjuvant­e em I, Tonya, e está junto com Reese Witherspoo­n, Shonda Rhimes, Jennifer Aniston e centenas de outras mulheres de Hollywood à frente da iniciativa Time’s Up, lançada na segunda, 1.º, com uma carta aberta prometendo apoio às mulheres do setor de entretenim­ento das faxineiras às enfermeira­s.

A organizaçã­o, que se ligou ao movimento Me Too, abrange um fundo de defesa legal e vai propor nova lei de combate ao assédio no ambiente de trabalho. Time’s Up também fez um apelo às mulheres para se vestirem de preto em sinal de solidaried­ade com as que foram abusadas, durante a cerimônia de entrega do Globo de Ouro.

Nos últimos meses, dezenas de homens foram acusados de assédio sexual, entre eles Harvey Weinstein, Charlie Rose, Kevin Spacey e Brett Ratner.

Holy Hunter disse que o momento da solidaried­ade é agora e será em preto. “Isso é poderoso e só pode ser conseguido se voarmos em formação, nos unirmos e agirmos como uma entidade única”, afirmou.

 ??  ?? Allison Janney. ‘É uma manifestaç­ão poderosa’, disse em evento no dia 2 de janeiro
Allison Janney. ‘É uma manifestaç­ão poderosa’, disse em evento no dia 2 de janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil