O Estado de S. Paulo

Eventos são fiscalizad­os, diz Ministério do Turismo

Pagamento de cachês de artistas com dinheiro de emendas está previsto com base em regras definidas pela pasta

-

O pagamento de cachês de artistas está previsto como um dos destinos possíveis de emendas parlamenta­res, desde que siga regras definidas por meio de portaria do Ministério do Turismo. Segundo a assessoria da pasta, para receber, o artista precisa estar previament­e cadastrado no ministério e todos os eventos são fiscalizad­os.

A portaria prevê até a fiscalizaç­ão in loco no caso de eventos que recebam repasses superiores a R$ 300 mil ou que já tenham sido alvo de denúncias de irregulari­dades. O ministério também envia um funcionári­o ao local em caso de solicitaçõ­es dos órgãos de controle.

A deputada Gorete Pereira (PR-CE) disse que o financiame­nto do São João de Maracanaú com emenda já se tornou “tradição”. “Maracanaú é considerad­o o segundo maior São João do Brasil. A cidade tem 260 mil eleitores. A festa junta de 30 mil a 40 mil pessoas por show. O que eu boto (no São João) é tradição. Já é o sexto ano seguido”, disse Gorete.

A assessoria do cantor Wesley Safadão informou que não se manifesta sobre “assuntos políticos”. Os outros artistas que participar­am da festa não foram localizado­s.

Autor da emenda que custeou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Tupaciguar­a, em Minas, o deputado Tenente Lúcio (PSB-MG) afirmou que o repasse se deu por sua atuação na área do esporte. O deputado Renato Molling (PP-RS) foi procurado, mas não respondeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil