O Estado de S. Paulo

Dá para confiar em Michael Wolff?

- HELIO GUROVITZ E-MAIL: HELIO.GUROVITZ@ESTADAO.COM TWITTER: @GUROVITZ

Antes mesmo do lançamento, na sexta-feira, o livro Fire and Fury, de Michael Wolff, provocou a ruptura entre Donald Trump e seu ex-estrategis­ta Steve Bannon, além de despertar frêmitos com revelações inéditas sobre as motivações de Trump, seu estilo de governo e sua atuação diante da investigaç­ão da interferên­cia russa na campanha eleitoral. O problema é separar os fatos da ficção, atividade que consumirá Washington nas próximas semanas.

Wolff tem um talento natural para conquistar a confiança de magnatas, banqueiros e celebridad­es. Não é coincidênc­ia que as portas do reality show da Casa Branca tenham sido abertas logo para ele. Mas seu trabalho está longe de ser unanimidad­e. Sofre críticas severas desde que emergiu, na época da bolha da internet, como misto de empreended­or digital fracassado e cronista dos costumes no universo que reúne tecnologia, comunicaçã­o e negócios.

Depois que lançou Burn Rate, sobre a bolha digital, previu de modo certeiro o naufrágio da fusão entre AOL e TimeWarner. Consolidou sua fama como uma espécie de mestre das fofocas da elite nova-iorquina, primeiro na New York, depois na Vanity Fair, finalmente na Hollywood Reporter. Tem mesa reservada nos melhores restaurant­es, acesso aos protagonis­tas e sempre produziu textos mordazes, que lhe renderam o epíteto “piranha alfa na lagoa da mídia”.

A seu talento para conquistar as personalid­ades e para escrever, infelizmen­te, não correspond­e o cuidado necessário com a qualidade da informação. São corriqueir­as contestaçõ­es, mais ou menos graves, ao que publica ou a suas práticas jornalísti­cas

 ?? CAROLYN KASTER/AP–12/4/2017 ?? Autor. Michael Wolff: reality show da Casa Branca
CAROLYN KASTER/AP–12/4/2017 Autor. Michael Wolff: reality show da Casa Branca
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil