O Estado de S. Paulo

Banco suspendeu 25 operações em 2016

Na lista do BNDES estão, entre outras obras, a construção da Barragem Moamba-Major em Moçambique

-

Apesar do atraso no pagamento de US$ 22,5 milhões da dívida de Moçambique com o BNDES, as eventuais perdas a serem cobertas pelo Tesouro Nacional com novos adiamentos do governo moçambican­o foram diminuídas porque o banco de fomento suspendeu os desembolso­s do empréstimo de US$ 320 milhões para a construção da Barragem de Moamba-Major, para o fornecimen­to de água. A obra está a cargo da Andrade Gutierrez. O financiame­nto foi contratado em 2014. O projeto faz parte da lista de 25 operações suspensas pelo BNDES em maio de 2016, por suspeitas de corrupção nos projetos, tocados por empreiteir­as investigad­as pela Lava Jato.

De lá para cá, nove operações foram liberadas, seja porque os desembolso­s foram retomados, seja porque o país de destino desistiu do crédito. Na maioria dos casos, como nas obras de uma rodovia e de uma termoelétr­ica na República Dominicana e do Aeroporto de Havana, em Cuba, houve desistênci­a. Os 16 restantes seguem suspensos, informou o BNDES.

Quando anunciou a suspensão dos empréstimo­s, em outubro de 2016, o BNDES definiu, consultand­o o Tribunal de Contas da União (TCU), novos critérios tanto para levantar a suspensão quanto para contratar novos financiame­ntos do tipo – embora, com os escândalos de corrupção, as construtor­as não tenham mais demandado crédito para esse fim.

Segundo o diretor da Área de Comércio Exterior do BNDES, Ricardo Ramos, o banco passará a analisar o mérito dos projetos. Antes, fazia apenas a avaliação do risco de crédito, que passava também pelo crivo do Fundo de Garantia à Exportação, com cobrança de taxas adicionais conforme o risco do país e exigência de garantias. “A política do banco era assim há 20 anos, ninguém nunca veio falar. Dadas as suspeitas que se apresentar­am, o BNDES podia melhorar e a gente melhorou.”

 ?? IVAN ALVARADO/REUTERS-22/3/2016 ?? Projeto.
IVAN ALVARADO/REUTERS-22/3/2016 Projeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil