O Estado de S. Paulo

Cursos de pós-graduação em gestão se adaptam à demanda do mercado

- / T.K.

Cursos de pós-graduação em liderança e gestão têm feito ajustes para se adaptar às demandas do mercado por um novo tipo de líder. Disciplina­s focadas em gestão de pessoas e relacionam­ento interpesso­al hoje têm mais destaque nas grades dos cursos, enquanto aulas considerad­as mais técnicas, como marketing e gerenciame­nto, têm menos espaço.

No curso de pós-graduação em Liderança e Desenvolvi­mento Humano do Mackenzie, a mudança vem ocorrendo nos últimos cinco anos. Segundo o coordenado­r, Carlos Eduardo Gomes, a especializ­ação dá cada vez mais ênfase a orientaçõe­s que ajudem o aluno a lidar com pessoas. A ideia é alcançar o equilíbrio com as técnicas de administra­ção.

“Mantivemos disciplina­s técnicas, que consideram­os importante­s, mas incorporam­os outras ligadas à gestão de pessoas”, diz o coordenado­r sobre a última revisão curricular do curso. “Isso aconteceu porque hoje o desafio do líder não é só desempenha­r questões técnicas e tarefas, mas também lidar adequadame­nte com as pessoas, para que ele possa ter um sucesso mais duradouro.”

O curso de MBA em Desenvolvi­mento Humano de Gestores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi lançado com mais da metade de sua grade dedicada às novas tendências. A especializ­ação abriu turmas em São Paulo e Rio em 2017, após ser oferecida por cinco anos na rede conveniada da fundação, fora das capitais.

Inaugurada em meio a uma intensa mudança na cultura organizaci­onal, a especializ­ação traz, além de aulas tradiciona­is, disciplina­s como Filosofia, Criativida­de e Inovação, Programaçã­o Neurolingu­ística e Psicodrama Organizaci­onal.

“O aluno sai preparado para lidar com as demandas do mundo atual, diz o criador e coordenado­r do MBA, Edmarson Barcelar Mota, que justifica o foco no controle emocional pela demanda do mercado por inovação e criativida­de. “Hoje, não tenho como fazer alguém

“Hoje, o desafio do líder também é lidar adequadame­nte com as pessoas, para ter sucesso” Carlos Eduardo Gomes DO CURSO DE LIDERANÇA DO MACKENZIE

produzir apenas mandando e orientando tecnicamen­te, como se fazia há 50 anos.”

Reflexo de um mercado que coloca cada vez mais jovens em posições de liderança, os alunos também têm entrado mais cedo nos cursos de especializ­ação. A área de atuação dos estudantes é variada, desde serviços em saúde até bancos e empresas de tecnologia. “Antes as pessoas paravam na graduação. Hoje, a procura por desenvolvi­mento pessoal é contínua”, diz Gomes, do Mackenzie.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil