O Estado de S. Paulo

‘Como organizar a loja para ser mais atrativa para o consumidor?’

-

É sempre importante pensar na facilidade para o consumidor. Quanto mais acesso aos produtos e informaçõe­s de forma clara, maior a possibilid­ade de interação, do toque, por parte dos consumidor­es. Lembro que o ser humano é muito sensorial, e o brasileiro, ainda mais. Garantir o acesso fácil e simples ao produto é um ótimo caminho.

Entre as regras básicas sobre como organizar as gôndolas e produtos, a primeira é nunca dispor os produtos aleatoriam­ente. É preciso haver uma ordem, tanto de cores como de linha de produtos.

O empresário precisa entender ainda quem vai até a loja e qual o motivo. Imagine um mercado que esteja localizado no centro da cidade e que atenda moradores da região e também os trabalhado­res da região que vão as compras no horário de almoço ou quando estão voltando para casa. Imagine que esses trabalhado­res não dispõem de muito tempo e sempre compram coisas rápidas, como comidas congeladas e doces. Quanto mais acessível e perto da porta os produtos estiverem, maior a possibilid­ade de compra. Agora, se estiverem no fundo da loja, e o cliente que está sempre com pressa tiver de andar por todo o mercado, dificilmen­te retornará ou continuará comprando neste mercado. A regra é: conheça seu cliente, para depois definir a melhor estratégia de disposição dos produtos.

Luzes destacando produtos, informação correta junto ao produto e indicação de produto complement­ar para aumentar o tíquete de consumo são três acertos nas lojas. Já os três erros comuns são: preços errados, poucos produtos disponívei­s, buracos nas gôndolas. Por isso, a ambientaçã­o tem de ser convidativ­a, dialogando com o consumidor, propiciand­o a venda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil