O Estado de S. Paulo

Contato com a natureza

- M arcelo Lima / REPORTAGEM Rubens Correa São Paulo - SP RUBENS CORREA

Terminada a fase inicial da construção da sua casa de campo, nosso leitor precisava de boas ideias para planejar o espaço gourmet. Para os arquitetos Guilherme Zerwes e Max Ribeiro, do Estúdio Harambee, a saída é apostar em texturas. Tem dúvidas em decoração? Escreva para meuprojeto­nocasa@estadao.com.

PERGUNTA

Olá, equipe! Meu nome é Rubens, advogado, casado e pai de dois filhos pequenos. Estamos em vias de concluir o projeto da nossa casa de campo em Mairinque, interior de São Paulo. Chegou a hora de terminar a área gourmet, que ficará nos fundos do terreno, de frente para a piscina. Para aproveitar este verão, gostaria de decorar a área dentro de uma proposta simples e rústica. Será que podem nos ajudar? Ficaríamos todos muito felizes.

RESPOSTA

Olá, Rubens! Pela sua carta, notamos que busca um espaço que possibilit­e a convivênci­a com a natureza de forma simples e prática. Para tanto, pensamos em materiais de fácil manutenção, com texturas de pedras naturais que, ao lado da madeira, vão tornar o local mais envolvente. Sugerimos integrar a mesa de refeições à bancada de preparo de alimentos mantendo a ideia de um único ambiente, mas com espaços para diferentes momentos de uso. Para aumentar a versatilid­ade, propomos o uso de um banco único de madeira maciça na área da bancada, tendo em mente a ideia de que “sempre cabe mais um” nos momentos de preparo e consumo de refeições. Criamos também uma prateleira na parede do fundo onde pode ser instalado equipament­o de som e, na parede lateral da direita, um aparelho de televisão se for uma opção da família. Nas paredes laterais e na parte superior do lado direito, mantivemos o tijolo aparente pintado de branco, assim o contraste com o telhado e madeiramen­to aparente fica evidente. Para o forro, palha ou bambu entre as estruturas de madeira pode ser uma boa pedida. Como proposta de revestimen­tos, sugerimos para o piso e para a parede ao lado esquerdo da churrasque­ira um porcelanat­o com textura de pedra natural em tom mais claro, e para o revestimen­to da bancada, churrasque­ira e parte superior da pia que se estende atrás das geladeiras, indicamos o mesmo material, porém em um tom mais escuro. Por serem áreas que necessitam de limpeza constante, o porcelanat­o é uma ótima opção.

 ?? PAULA ÁLVARO ?? Configuraç­ão da área externa proposta pelos arquitetos envolve melhor aproveitam­ento da mesa com cadeiras e bancos e revestimen­to de porcelanat­o para simples manutenção; ao centro, Guilherme Zerwes e Max Ribeiro, Estúdio Harambee
PAULA ÁLVARO Configuraç­ão da área externa proposta pelos arquitetos envolve melhor aproveitam­ento da mesa com cadeiras e bancos e revestimen­to de porcelanat­o para simples manutenção; ao centro, Guilherme Zerwes e Max Ribeiro, Estúdio Harambee
 ?? FOTOS: ESTÚDIO HARAMBEE ??
FOTOS: ESTÚDIO HARAMBEE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil