O Estado de S. Paulo

Por que as legendas são importante­s

- Glauco Peres PROFESSOR DE CIÊNCIA POLÍTICA DA USP

Não existe democracia moderna sem a presença de um sistema partidário. São os partidos que organizam as eleições, que fazem propostas de governo, que mobilizam eleitores. Por isso, é o conjunto deles, formando um sistema, o que traz previsibil­idade eleitoral a uma democracia. No caso brasileiro, as repetidas disputas a presidente por PT e PSDB desde 1994 criaram a previsibil­idade citada. Em qualquer momento, esperávamo­s que representa­ntes de cada um deles participas­sem da eleição para presidente com chances reais de vitória. Os demais partidos reagiam a essa informação em suas estratégia­s eleitorais.

A força dessa previsão escoava para as disputas estaduais. As coligações nacionais influencia­vam aquelas nas quais PT e PSDB participav­am nos Estados e os demais partidos seguiam. As disputas para governos estaduais e Senado estavam sob esta lógica. Porém, desde 2014, PT e PSDB perderam a capacidade de organizar o sistema político-eleitoral. Não se espera com a mesma confiança que sejam eles a disputar o segundo turno da próxima eleição a presidente. Com isso, os demais partidos adaptam-se e acreditam ter mais chances de vencer, até mesmo nas disputas estaduais.

Por esta razão, novidades são esperadas nos pleitos estaduais. Somando à descrença popular na política em geral, os partidos buscarão mostrar ser diferentes. Novas siglas, novos candidatos e até não políticos serão apresentad­os. Resta saber o quanto de novo há na novidade e como a democracia brasileira reagirá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil