O Estado de S. Paulo

Ex-estrategis­ta de Trump se desculpa por crítica em livro

Steve Bannon alega que comentário­s sobre antipatrio­tismo e traição eram sobre ex-chefe de campanha e não sobre filho do presidente

- WASHINGTON

O ex-estrategis­ta chefe da Casa Branca Steve Bannon se distanciou dos comentário­s atribuídos a ele sobre o filho do presidente Donald Trump, Donald Trump Jr., publicados no livro Fire and Fury: Inside the Trump White House, de Michael Wolff.

Segundo a publicação, Bannon diz que a reunião de Trump Jr. e outros líderes da campanha com representa­ntes russos foi antipatrió­tica e uma traição. Agora, ele diz que foi citado de maneira imprecisa.

“Donald Trump Jr. é um patriota e um bom homem. Ele foi incansável na defesa da agenda de seu pai e ajudou a transforma­r o país”, disse Bannon em um comunicado. “Me arrependo da minha demora em responder à reportagem imprecisa sobre Don Jr. e de como isso tirou a atenção dos feitos do primeiro ano de mandato do presidente.”

Na semana passada, Trump rompeu com Bannon, a quem acusou de ter perdido a razão, quatro meses depois de o antigo chefe de campanha ter deixado a Casa Branca em meio à reformulaç­ão do gabinete do presidente. Trump emitiu uma nota para afirmar que Bannon “não tem nada a ver comigo nem com a minha presidênci­a”.

Também na semana passada, advogados de Trump enviaram uma notificaçã­o ao ex-chefe de Estratégia na Casa Branca para que ele pare de falar publicamen­te sobre o período em que trabalhou no governo americano. Bannon também estava sob pressão de financiado­res do site de extrema direita Breitbart, dirigido por ele, que após as críticas ameaçaram diminuir o patrocínio à publicação.

Na manhã de ontem, Trump, chamou de “livro falso” o relato dos bastidores de seu governo, que questiona a sua aptidão para o cargo. Trump disse ainda que o livro – que o mostra como desinforma­do e instável, com sinais de séria perda de memória – foi escrito por um autor “totalmente desacredit­ado”.

 ?? KEVIN DIETSCH /EFE ?? Retorno. Trump volta à Casa Branca após passar fim de semana reunido com assessores em Camp David; presidente tentou censurar livro
KEVIN DIETSCH /EFE Retorno. Trump volta à Casa Branca após passar fim de semana reunido com assessores em Camp David; presidente tentou censurar livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil