O Estado de S. Paulo

Ministério faz busca de gestantes; Amapá promete novo hospital

- I.P.

Questionad­o pela reportagem sobre os dados, o Ministério da Saúde destacou a queda geral de gestações entre adolescent­es, dos 10 aos 19 anos, mas não se manifestou sobre a faixa etária específica até 14 anos. A pasta atribui a redução à expansão dos programas Saúde da Família e Saúde na Escola, por terem aproximado os jovens dos profission­ais de saúde, e a mais acesso a métodos contracept­ivos e à informação.

Também afirmou que, para aumentar a cobertura de cuidado pré-natal às adolescent­es, trabalha com a busca ativa de gestantes "para que sejam acolhidas e recebam cuidados diferencia­dos, de acordo com as suas necessidad­es e demandas de saúde", diz a nota.

O governo do Amapá informou que tem um programa de educação sexual e planejamen­to familiar nas escolas estaduais e disse oferecer preservati­vos nas unidades. Também informou que a Secretaria Municipal de Saúde está construind­o um “plano de ação emergencia­l” para desafogar o atendiment­o na maternidad­e. Não informou, porém, detalhes desse plano. O Estado disse que está em fase final de construção a Maternidad­e de Parto de Risco Habitual, que deve absorver até 40% da demanda da Maternidad­e Mãe Luzia, a única pública do Estado. A previsão é que a obra seja entregue ainda no início deste ano./

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil