O Estado de S. Paulo

Suspeito de liderar rebeliões em Goiás é preso no Rio

Chefe de organizaçã­o criminosa havia fugido do presídio em novembro e foi achado em imóvel de luxo em Cabo Frio

- Fernanda Nunes / RIO

Líder de uma facção criminosa que atua em Goiás, Stephan de Souza Vieira, de 34 anos, conhecido como BH, foi preso na manhã de ontem em Cabo Frio (RJ). Ele é apontado como chefe do Comando Vermelho no Estado e o principal responsáve­l pelas rebeliões que ocorrem no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia desde o início do ano. Na primeira, no dia 1.º, 9 presos foram mortos – todos carbonizad­os, sendo dois deles, decapitado­s – e 14 ficaram feridos. Vieira fugiu do local em novembro.

Ele foi encontrado em um apartament­o de luxo no balneário fluminense por policiais da Delegacia de Combate às Drogas e da Coordenado­ria de Recursos Especiais, que apoiam o trabalho da Polícia Civil de Goiás. No local, foram encontrado­s aparelhos de celular, joias, dinheiro e cadernos com a movimentaç­ão do tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil do Estado do Rio, Vieira é investigad­o por dezenas de homicídios em Goiás, por causa da disputa territoria­l com outras facções criminosas. Ele foi condenado a 26 anos de prisão em um primei- ro processo, dos quais cumpriu 11. Teria direito a progressão de regime, mas acabou condenado em um segundo processo a mais 14 anos de detenção. Vieira ganhou direito ao regime semiaberto no fim do ano, após sua defesa recorrer ao Superior Tribunal de Justiça. No mesmo dia, porém, ele fugiu.

Vídeo. A crise no complexo prisional levou no sábado ao afastament­o da diretora da unidade, Edleidy Rodrigues, após a divulgação de um vídeo de uma suposta festa de aniversári­o dentro do presídio, em que os detentos parecem consumir drogas.

 ?? POLICIA CIVIL RJ ?? Foragido. Vieira havia escapado da prisão em novembro
POLICIA CIVIL RJ Foragido. Vieira havia escapado da prisão em novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil