O Estado de S. Paulo

Próximos Von Trapps

Um dos mais queridos musicais, produção estreia em abril com participaç­ão estrangeir­a e orçamento de R$ 10 milhões

- Ubiratan Brasil

Crianças participam de seleção de elenco para representa­r a família Von Trapp em A Noviça Rebelde. O musical deve estrear no dia 4 de abril em SP.

Um dos mais populares musicais de todos os tempos, A Noviça Rebelde vai ganhar nova montagem com pompa e circunstân­cia – fruto da parceria das produtoras Atelier de Cultura (que já montou A Madrinha Embriagada e O Homem de La Mancha) e Möeller & Botelho (dos midas do musical brasileiro, Charles Möeller e Claudio Botelho), o espetáculo deve estrear no dia 4 de abril e, novidade, no Teatro Renault, que habitualme­nte recebe apenas as produções da Time For Fun.

“Aproveitam­os um espaço na agenda do teatro, que só deverá estrear nova produção no segundo semestre”, conta Cleto Baccic que, além de grande ator, também preside o Atelier de Cultura. Segundo ele, a montagem da Noviça nasce da confluênci­a de desejos. “Charles e Claudio queriam fazer novamente esse trabalho e o musical sempre foi um dos sonhos do Atelier. Com a possibilid­ade de montar no Renault, que é o grande palco do gênero no Brasil, o desejo se tornou realidade”, conta.

De fato, Möeller e Botelho montaram uma preciosa versão de A Noviça Rebelde em 2008, promovendo a inauguraçã­o do teatro Oi Casagrande, no Rio. E, se na época o papel principal foi defendido com garra por Kiara Sasso, a missão agora será de uma atriz em ascensão, Malu Rodrigues, que foi uma das seis crianças Von Trapp em 2008. “É o único nome por ora confirmado, mas não temos dúvida de que Malu é perfeita para viver Maria: além de uma presença marcante em cena, sua voz é uma das mais belas do musical brasileiro”, observa Baccic.

Os demais personagen­s adultos serão definidos por audição (a produção já recebeu mais de 3 mil solicitaçõ­es). Já o elenco infantil começou a ser escolhido na manhã de ontem, quando aconteceu a seleção, no próprio Renault. “Fomos informados de que diversas escolas especializ­adas em musicais, do Rio e São Paulo, prepararam seus alunos com o libreto da Noviça ”, conta Baccic.

O trabalho promete ser árduo. Inspirada em um caso real, A Noviça Rebelde tem letras e música de uma dupla consagrada, Richard Rodgers e Oscar Hammerstei­n. Imortaliza­da no cinema com o filme estrelado por Julie Andrews, a história da noviça que cuida dos sete filhos de um barão, na Áustria, e é obrigada a fugir com eles dos nazistas, durante a 2.ª Guerra Mundial, será contada agora com um novo e sofisticad­o visual.

Pela primeira vez, Möeller e Botelho vão trabalhar com profission­ais estrangeir­os – experiênci­a já vivida pelo pessoal do Atelier. Para a cenografia, foi convidado o inglês David Harris, um dos responsáve­is por projetos cênicos de espetáculo­s como Les Misérables e Miss Saigon. “Ele domina os elementos da Broadway e prepara um cenário repaginado, com efeitos de luz”, explica Baccic. Já os figurinos serão do também inglês Simon Wells que, na visita que fez a São Paulo na semana passada, já bateu perna na Ladeira Porto Geral, paraíso para os amantes de tecidos de todo tipo e qualidade.

“O objetivo é montar um espetáculo que não fique a dever para a Broadway ou o West End, em Londres”, conta Baccic. “Para isso, vamos trabalhar com orçamento aproximado de R$ 10 milhões, com recursos incentivad­os.” Ele lembra ainda que o Atelier vai montar O Homem de La Mancha no Rio e, no seguindo semestre, estrear Annie, em São Paulo, com direção de Miguel Falabella. “Como o elenco também conta com crianças, já estamos de olho na seleção para a Noviça.”

 ?? RAFAEL ARBEX/ESTADÃO ?? Caderno2
RAFAEL ARBEX/ESTADÃO Caderno2
 ?? RAFAEL ARBEX / ESTADÃO ?? Audição. Centenas de jovens participar­am ontem da seleção para os papéis dos seis filhos dos Von Trapp
RAFAEL ARBEX / ESTADÃO Audição. Centenas de jovens participar­am ontem da seleção para os papéis dos seis filhos dos Von Trapp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil