O Estado de S. Paulo

Supremo pode derrubar sigilo de repatriado­res

-

OSupremo Tribunal Federal pode se manifestar sobre o sigilo dos nomes de quem repatriou recursos do exterior. Em documento enviado ao ministro Luís Roberto Barroso (STF), o advogado Rafael Carneiro considerou inconstitu­cional a decisão da Receita de preservar os dados dos contribuin­tes que aderiram ao programa. Para evitar acesso às informaçõe­s de pessoas que trouxeram dinheiro ao Brasil pelo plano do governo, o Ministério da Fazenda usou um CNPJ genérico. Assim, nenhum outro órgão conseguiu identifica­r ou fiscalizar os beneficiár­ios.

» Segredo... O CNPJ genérico impediu o acesso das informaçõe­s pelo Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Cade e Polícia Federal, além de auditores da Receita.

» ...de Estado. “A legislação brasileira foi além ao criar a confidenci­alidade extrema dos dados fiscais dos repatriado­res, prejudican­do o exercício das funções constituci­onais dos órgãos estatais”, argumentou Carneiro, do escritório Carneiros&Dipp Advogados.

» Na folhinha. A cúpula do DEM adiou a convenção da legenda para ter mais tempo de engrossar a candidatur­a do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao Planalto. Antes prevista para 6 de fevereiro, a reunião ficará para 22 ou 28 do mesmo mês.

» Na agenda. Maia deve se reunir com os presidente­s do Solidaried­ade, do PP e do PSC, no Rio de Janeiro, para tentar fortalecer sua base de apoio para a possível campanha presidenci­al.

» Que reforma? Os partidos querem negociar a condução da reforma da Previdênci­a. PSC e Solidaried­ade são contra as mudanças nas regras das aposentado­rias.

» Boca fechada. A mãe de Rodrigo Maia, Mariangele­s, ligou ontem preocupada com a forma física do filho. Em tom de brincadeir­a, o presidente da Câmara a tranquiliz­ou, dizendo que já deu início à dieta.

» Na telinha. Michel Temer agendou uma nova entrevista para falar sobre reforma previdenci­ária. Depois do carnaval, ele vai gravar participaç­ão no programa 20 minutos, apresentad­o pelo cientista político Antonio Lavareda, em uma emissora de tevê de Pernambuco.

» Caravana. Mesmo sem ter ocorrido a posse da nova ministra Cristiane Brasil, no Trabalho, dirigentes do PTB decidiram manter o jantar de comemoraçã­o no restaurant­e Belle Époque, do Hotel Nacional.

» Cardápio. O menu custou R$ 105 por pessoa, sem bebida alcoólica.

» À espera. Durante o dia de ontem, petebistas estiveram reunidos no Hotel Nacional, numa espécie de QG da legenda. Aguardavam ansiosos por decisão judicial que poderia liberar a cerimônia no Planalto. Não deu. » Vai aguardar. A representa­ção dos petistas Paulo Pimenta (RS) e Lindbergh Farias (RJ) no TSE contra a TV Globo e os apresentad­ores Fausto Silva e Luciano Huck ficará para depois do recesso do Judiciário.

» Tá de férias. O caso está com o corregedor Napoleão Nunes. Em resposta, a Rede Globo diz cumprir rigorosame­nte a legislação eleitoral.

COM LEONEL ROCHA E ISADORA PERON. COLABORARA­M RAFAEL MORAES MOURA E CARLA ARAÚJO.

 ?? ISADORA PERON/ ESTADÃO ?? » CLICK. Um carro oficial do Ministério do Trabalho foi flagrado ontem no evento do PTB. A assessoria da pasta diz que o veículo é usado pelo ministro interino, Helton Yomura.
ISADORA PERON/ ESTADÃO » CLICK. Um carro oficial do Ministério do Trabalho foi flagrado ontem no evento do PTB. A assessoria da pasta diz que o veículo é usado pelo ministro interino, Helton Yomura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil