O Estado de S. Paulo

Trump diz que venceria Oprah em ‘duelo de estrelas’

Para presidente, disputa contra ex-apresentad­ora seria ‘divertida’, mas pesquisa mostra que ele está bem atrás de candidatos democratas

- WASHINGTON / AP

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ontem que derrotaria a ex-apresentad­ora e atriz Oprah Winfrey em uma disputa pela Casa Branca. “Enfrentar Oprah seria muito divertido”, disse Trump durante um encontro sobre questões imigratóri­as com congressis­tas. O republican­o disse ainda que conhece Oprah muito bem e, por isso, não acredita que ela se interesse pela disputa presidenci­al em 2020.

Trump também lembrou que foi um dos convidados nas últimas edições do talk-show comandado por Oprah, de 1986 a 2011. Hogan Gidley, porta-voz da Casa Branca, foi além e disse que o presidente enfrentari­a Oprah com prazer. “Nós saudamos o desafio, seja de Oprah Winfrey ou de qualquer outra pessoa”, afirmou.

Apesar da confiança de Trump, uma pesquisa da NBC e do Wall Street Journal, divulgada em dezembro, apontou que um candidato democrata genérico venceria o presidente com 16 pontos porcentuai­s de vantagem, se a eleição fosse hoje.

Ontem, a melhor amiga de Oprah, Gayle King, minimizou as chances de ela concorrer. Gayle, apresentad­ora da emissora CBS, disse que a amiga está “intrigada com a ideia”. No entanto, depois de uma longa conversa das duas, na noite anterior, não acredita que isso ocorra. “Ela ama este país e gostaria de servi-lo de alguma forma. Mas não acho que ela esteja realmente consideran­do se candidatar à presidênci­a agora”, disse Gayle.

A CNN, citando dois amigos íntimos de Oprah, relatou na segunda-feira que a atriz estaria efetivamen­te pensando na candidatur­a. Um deles afirmou que a conversa sobre o tema teria surgido após a premiação do Globo de Ouro, mas o outro colega afirmou que a ideia surgiu meses antes. De qualquer forma, ambos disseram que ela ainda não teria decidido. A agente da Oprah também não comentou o assunto.

As especulaçõ­es sobre uma possível candidatur­a de Oprah se espalharam na madrugada de segunda-feira, depois do discurso que ela fez durante a cerimônia do Globo de Ouro. As redes

sociais ficaram agitadas com a hipótese após ela promover o movimento contra o assédio e o abuso sexual.

Diante de um público entusiasma­do, Oprah falou por nove minutos sobre gênero, pobreza e raça, vinculando os temas a duas heroínas da luta por direitos civis nos EUA: Rosa Parks e Recy Taylor. Ela também disse que “um novo dia está no horizonte” para mulheres e crianças abusadas por homens.

 ?? AP ?? Premiada. Oprah recebendo o Globo de Ouro, no domingo
AP Premiada. Oprah recebendo o Globo de Ouro, no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil