O Estado de S. Paulo

CANOÍSTA SUSPENSO POR CAUSAR DOPING NO RIVAL

Japonês Yasuhiro Suzuki leva gancho de oito anos

- TÓQUIO

AAgência Antidoping do Japão revelou ontem um caso incomum de doping. O canoísta Yasuhiro Suzuki foi suspenso por oito anos por ter provocado o doping de um rival no Campeonato Nacional do ano passado. De acordo com a entidade, Suzuki admitiu que “batizou” uma bebida do compatriot­a Seiji Komatsu com esteroides anabolizan­tes, provocando o resultado positivo no teste do rival.

A Federação de Canoagem do Japão iniciou a investigaç­ão quando Komatsu testou positivo, mas insistiu em negar qualquer consumo de substância­s proibidas. Durante a apuração, Suzuki admitiu que colocou o esteroide, totalmente proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em uma bebida de Komatsu.

Segundo a agência japonesa, esse é o primeiro caso em que um atleta falha num teste antidoping por conta de contaminaç­ão deliberada. “Fiz isso porque não queria que ele me alcançasse na hierarquia para a qualificaç­ão. Mas eu não esperava que ele fosse realmente testar positivo”, disse Suzuki, à emissora NHK.

A federação japonesa classifico­u o ato como “extremamen­te maldoso” e irá considerar a punição permanente de Suzuki, pois o canoísta já possui um histórico de sabotagem e até de roubo de equipament­os.

A entidade responsáve­l pela canoagem no Japão informou que pretende modificar o local de armazename­nto das bebidas em competiçõe­s de canoagem. Além disso, vai promover um programa de palestras para discutir justiça e espírito esportivo nos eventos. Vale lembrar que a capital japonesa vai receber a Olimpíada de 2020.

 ?? ANTONY DICKSON/AFP ?? Picaretage­m. Suzuki forçou o doping de concorrent­e
ANTONY DICKSON/AFP Picaretage­m. Suzuki forçou o doping de concorrent­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil