O Estado de S. Paulo

Receita estuda mudança no código tributário

- A.F. E IGOR GADELHA

O número cada vez maior de Refis reacendeu o debate sobre a necessidad­e de botar freio legal nessas concessões. O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse ao Estadão/Broadcast que o órgão está elaborando um projeto que altera o Código Tributário para restringir os parcelamen­tos. Segundo ele, a proposta busca uniformiza­r os programas, nas três esferas de governo, e vedar a exclusão de juros e multas. “É justamente para evitar prazos alongados e reduções generosas”. O prazo limite hoje dos parcelamen­tos convencion­ais é de 60 meses.

A proposta está sendo desenhada com Estados e municípios. Os Estados já aprovaram, em novembro de 2017, um convênio que estabelece as condições gerais para concessão dos parcelamen­tos de 60 meses.

O diretor de estudos técnicos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Unafisco), Mauro Silva, defende também a alteração do Código Tributário. Segundo ele, projeto de lei do Senado impede que um contribuin­te assuma obrigações tributária­s já esperando por algum tipo de vantagem. “Tem que haver limite para os parcelamen­tos”, defendeu.

Para o relator do Refis dos pequenos negócios, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), o problema só será resolvido com uma reforma tributária. “Chega de remendos tributário­s para validar puxadinhos fiscais. É hora de votar uma lei inovadora que unifique tributos e estruturas administra­tivas para permitir diminuição da carga tributária”. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil