O Estado de S. Paulo

CONFIRA A LISTA COM AS MAIS EMPLACADAS NO PAÍS NO ANO PASSADO

Ranking de vendas do ano passado mostra vitória esmagadora da Honda e da CG 160 Titan

-

As vendas de motos ganharam impulso no fim de 2017, amenizando um pouco o início de ano terrível que o setor atravessou. Com esse quadro mais positivo e uma discreta recuperaçã­o da economia, as marcas terão mais fôlego para sonhar com um 2018 melhor.

Segundo a Abraciclo, associação que reúne as principais fabricante­s de motociclet­as do Brasil, os dados recentes melhoraram as expectativ­as para 2018, com projeção de aumento de 5,1% no volume de produção. “Esse cenário confirma que teremos um ano mais positivo, com o início da retomada da indústria de motociclet­as”, afirmou o presidente da entidade, Marcos Fermanian.

Em 2017, foram vendidas 851.211 unidades, número abaixo das 998.021 de 2016. A Honda continua sendo a “dona” do mercado, com 78,26% de participaç­ão, seguida pela Yamaha, com 13,54%.

Não por acaso, das dez motos mais vendidas do Brasil, oito são da Honda. A liderança, como já é tradição, ficou com a CG Titan. Mas há surpresas e curiosidad­es, como terceiro lugar em vendas no acumulado da Shineray e a disparada da Yamaha MT-03 (e de sua versão esportiva, R3) entre as nakeds.

Entre as custom, há quatro Harley-Davidson nas cinco primeiras posições, com destaque para a XL 1200. No segmento de bigtrail, a liderança em 2017 ficou com a BMW R 1200 GS, o que prova que, quando o cliente acredita no produto, o preço alto não é motivo para afastálo. Veja alguns destaques:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil