O Estado de S. Paulo

Deputada responde a mais um processo

- Constança Rezende /RIO

A nova ministra do Trabalho, deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), respondeu a pelo menos mais um processo trabalhist­a, além das duas ações movidas pelos motoristas Fernando Fernandes e Leonardo Eugênio. O terceiro processo contra Cristiane foi movido pela empregada doméstica Sebastiana Benjamin, em 2003, de Petrópolis, região serrana do Rio.

Sebastiana trabalhava na casa de Cristiane na Praia do Flamengo, na zona sul do Rio. Era faxineira, arrumava a casa, passava roupas e cozinhava para a deputada federal. A mulher alegou que Cristiane não fazia o recolhimen­to de suas contribuiç­ões previdenci­árias.

A ação foi parar na Procurador­ia Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Petrópolis, na região serrana do Rio, onde o processo foi proposto, para que fossem calculadas as contribuiç­ões previdenci­árias devidas.

O caso foi recebido pelo procurador da República Sérgio Pinel, que hoje integra a força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio, no INSS de Petrópolis, onde o processo foi protocolad­o e posteriorm­ente arquivado.

Conciliaçã­o. Em 2005, houve uma audiência de conciliaçã­o entre a empregada e Cristiane, que reconheceu os direitos de Sebastiana e combinou um pagamento de R$ 500 para que o processo fosse barrado.

Procurada por meio de seu advogado na época, Paulo Roberto Andrade Dantas, Sebastiana não quis falar com o Estado. A deputada Cristiane Brasil não atendeu aos pedidos da reportagem para comentar esse caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil