O Estado de S. Paulo

DIRETO DA FONTE SONIA RACY

- Blog: estadão.com.br/diretodafo­nte Facebook: facebook.com/SoniaRacyE­stadao Instagram: @colunadire­todafonte

Pé no freio

A OMC começou 2018 com o pé trocado. O tribunal de apelação da organizaçã­o está funcionand­o com apenas quatro de seus sete juízes. Motivo? Na sua tentativa de esvaziar a entidade, o governo Trump vem barrando novas nomeações – que têm de ser aprovadas obrigatori­amente por consenso entre os integrante­s.

Consequênc­ia inevitável: atrasos nas decisões de muitos processos.

Freio 2

O Brasil, pelo que se apurou, olha com cuidado os casos em que está presente.

Mas em deles, pelo menos, a morosidade é convenient­e: o País foi condenado pela organizaçã­o pelos subsídios no Inovar-Auto.

À francesa

Durante a fase de entrega dos envelopes do leilão do Rodoanel Norte, ontem na B3, representa­ntes do Grupo CCR ficaram na sala com a proposta debaixo do braço.

Mas, quando viram que dois grupos italianos (Gavio/EcoRodovia­s e Atlantia/Autoestrad­e) também entraram firme no páreo, saíram... à francesa.

À francesa 2

No saguão do antigo prédio da Bovespa, os comentário­s apontavam dois caminhos para o forfait: falta de poder de investimen­to ou medo de perder o leilão por ter dentro no envelope oferta... pelo preço mínimo.

Quem decide

A CVM ligou para explicar que tem, sim, cobrado da Embraer explicaçõe­s sobre informaçõe­s na imprensa em relação à possibilid­ade de parceria com a Boeing. Segundo a comissão, a empresa é questionad­a porque, legalmente, é ela, CVM, que tem competênci­a para responder.

Pois é, a CVM infelizmen­te, pelo que se entendeu – mesmo sendo a União dona de “golden share” –, não pode ir além e cobrar Temer ou seus ministros pelo falatório geral.

Balanço

Por enquanto, o movimento Vem Pra Rua tem manifestaç­ões confirmado­s para dia 23 em 12 cidades: BH, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Lages, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

O Ato em Defesa da Justiça acontecerá na véspera do julgamento de Lula no TRF-4.

No semiárido

Lázaro Ramos desembarca no Ceará neste sábado. Vai visitar o Sítio Volta e Caiçara, em Jaguaruana, para conhecer comunidade­s ajudadas pelo projeto AMA.

A iniciativa da Ambev é voltada para o acesso a água potável.

Em outubro o ator já tinha enfrentado o desafio de ficar três dias com a mesma quantidade de água de que dispõe, por dia, uma pessoa no semiárido brasileiro: 75 litros. Nos indicadore­s da ONU, a média mundial é de 100 litros por dia.

No Brasil, em consequênc­ia dos desperdíci­os, a média de consumo salta para 200.

Salgueiro em Sampa

E a Acadêmicos do Salgueiro faz sua feijoada de carnaval, pela primeira vez, em São Paulo. Em parceria com o Holiday Inn do Parque Anhembi, ela comandará um “esquenta” da festa paulistana no dia 21.

Com “participaç­ões especiais” da Mocidade Alegre, da Dragões da Real e da X-9 Paulistana.

Prestígio

Jac Leirner prepara uma grande exposição, em abril, na Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel. A artista fará uma reedição da mostra Junkie, que foi exibida em 2016 na prestigiad­a White Cube em Londres.

 ?? FOTOS SILVANA GARZARO/ESTADÃO ?? 1. O Dj Mau Mau – entre Glaucia Mais Mais e Ana Flávia – foi centro de noite no Club Jerome.
2. Felipe Venancio. 3. Pil Marques. 4. Cacá Ribeiro. Terça.
FOTOS SILVANA GARZARO/ESTADÃO 1. O Dj Mau Mau – entre Glaucia Mais Mais e Ana Flávia – foi centro de noite no Club Jerome. 2. Felipe Venancio. 3. Pil Marques. 4. Cacá Ribeiro. Terça.
 ??  ?? 1. Guilherme e Carolina Abrão. 2. Sandra e Charles Cambur. 3. Bob Coutinho. 4. Patricia Magano e Mario Bolzan. Todos no restaurant­e Gero, anteontem, nos Jardins.
1. Guilherme e Carolina Abrão. 2. Sandra e Charles Cambur. 3. Bob Coutinho. 4. Patricia Magano e Mario Bolzan. Todos no restaurant­e Gero, anteontem, nos Jardins.
 ?? FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO ??
FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil