O Estado de S. Paulo

Os dez mandamento­s da marmita perfeita (leia antes de montar)

Confira mais receitas no site do Paladar

-

1 Prefira alimentos em temperatur­a ambiente, eles se conservam melhor e dispensam o trabalho extra de aqueciment­o. Saladas de massa curta e massas asiáticas funcionam bem.

2 Evite frituras, que perdem a crocância. Assados e cozidos no vapor ficam ótimos.

3 Não feche a marmita com a comida ainda quente, ela continua cozinhando e vai murchar.

4 Evite receitas com creme de leite, iogurte e maionese. Além de precisarem ser mantidos na geladeira, não se prestam bem ao aqueciment­o.

5 Invista nos grãos, muito além do arroz. Lentilhas, grãode-bico, quinoa, feijão-branco, cevadinha, gelados mesmo, podem ser misturados com hortaliças ou legumes grelhados.

6 Use folhas, mas atenção: leve molho e folhas separados (um outro truque é colocar o molho no fundo do pote e dispor os demais ingredient­es e as folhas por último, deixando para misturar na hora de comer).

7 Tomate também deve ser levado em compartime­nto à parte porque solta água. Boa saída é levar tomatinhos cereja inteiros.

8 Escolha proteínas que podem ser consumidas em temperatur­a ambiente e de preferênci­a já cortadas. Boas dicas são frango desfiado, carne em tiras. O mesmo vale para peru, pato, vitela, etc...

9 Evite peixes. Eles têm de ser conservado­s em geladeira e estragam fácil. Além disso, costumam ter cheiro forte (e você quer preservar a boa relação com o colega ao lado).

10 Mantenha um pequeno arsenal no trabalho com talher, prato, azeite e sal. E não se esqueça de esponja e detergente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil