O Estado de S. Paulo

Fel oferece drinques ‘esquecidos’ no Copan

-

Primeiro foram os drinques clássicos, que mudaram a cena (e o copo) dos amantes de bebidas nos últimos dez anos. No ano passado, em São Paulo, reinaram os autorais. Agora, chegou a vez dos “esquecidos”, criados há mais de cem anos e deixados lá, no passado. Pois são eles que abrem 2018 com uma casa só deles no Copan, o novo Fel.

Não fosse o uso do concreto aparente em sua decoração, seria um portal para alguma época não definida da virada do século XIX para o XX, com sua luz baixa e a música ambiente escolhida – swing das big bands dos anos 1930. A carta de coquetéis, fruto da pesquisa da bartender Michelle Rossi, chefe de bar, leva tão longe quanto 1862, ano de criação de Saratoga, que leva brandy de Jerez, bourbon, vermute e Angostura. Se a lista de ingredient­es não elucida muito sobre o sabor, não há motivo para preocupar-se, o menu é esperto o suficiente para listar também o perfil de bebida (neste caso, amargo e encorpado).

São 13 os drinques esquecidos da casa, todos vendidos por R$ 35. Há os cítricos, frutados, com leve dulçor, como é o caso do delicioso Avenue, cuja receita foi publicada na bíblia de coquetéis de 1937, o Cafe Royal Bar Book. Leva bourbon, calvados, grenadine, água de flor de laranjeira, maracujá e bitter de laranja. Há também os secos e vínicos como o Adonis, criado em 1886 no bar do hotel Waldorf-Astoria, que leva Jerez, vermute tinto e bitter de laranja.

O bar não tem cozinha, mas oferece beliscos – sempre há uma variedade de embutido, uma de queijo, amêndoas e azeitonas. / I.M.L. • Onde. Av. Ipiranga, 200, Centro

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? Encorpado. O st. charles punch, a base de Porto e Jerez
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO Encorpado. O st. charles punch, a base de Porto e Jerez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil