O Estado de S. Paulo

‘Estado’ é o jornal mais premiado em 2017

-

O Estado foi o jornal mais premiado de 2017 de acordo com o Ranking Jornalista­s&Cia dos + Premiados da Imprensa Brasileira. Entre todos os meios de divulgação de informaçõe­s – incluindo TV, rádio, internet e revistas – o Estado ficou em segundo lugar, atrás da TV Globo, que pelo quarto ano consecutiv­o liderou o levantamen­to.

Na segunda colocação, com 335 pontos, o Estado subiu uma posição no ranking geral em relação ao ano passado, quando dividiu a terceira colocação com a Agência Pública. De acordo com o Jornalista­s&Cia, o Estado ganhou prêmios relevantes ao longo do ano passado, entre eles o Prêmio Excelência Jornalísti­ca, da Sociedade Interameri­cana de Imprensa (SIP), na categoria jornalismo de dados, e o Grande Prêmio Petrobrás, que influencia­ram no resultado. No total, nove premiações recebidas pelo Estado foram contabiliz­adas pelo ranking.

A reportagem especial multimídia Clima em transforma­ção, do Estado, foi a ganhadora da premiação da SIP. Por meio de gráficos e vídeos, o material mostra os desafios para se conter o aqueciment­o global. O especial permite comparar quanto cada país contribui para a concentraç­ão de gases de efeito estufa na atmosfera, quanto se compromete­ram a reduzir até 2030 e qual seria o valor ideal global para controlar o aumento da temperatur­a no planeta.

Em outubro, o Estado foi o vencedor nas duas principais categorias do 4.º Prêmio Petrobrás de Jornalismo. O Grande Prêmio foi concedido à reportagem Terra Bruta – Pistolagem, devastação e morte no coração do Brasil, de autoria dos repórteres André Borges e Leonencio Nossa e dos repórteres fotográfic­os Dida Sampaio e Hélvio Romero, com edição de Luciana Garbin. Já o repórter Herton Escobar foi o premiado na categoria especial Inovação, com a reportagem Fauna Invisível da Mata Atlântica.

Em dezembro, a reportagem especial Cerco aos Isolados, publicada em 29 de abril, conquistou o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2017, com o primeiro lugar na categoria de reportagem online. A distinção é concedida desde 1984 pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Sul, e pela Associação de Fotógrafos e Cinegrafis­tas do Brasil (Arfoc).

O terceiro lugar do ranking foi ocupado por outro veículo do Grupo Globo, o jornal O Globo. Para chegar aos resultados, foram analisados 154 prêmios concedidos no ano passado. Foram excluídas premiações internas dos veículos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil