O Estado de S. Paulo

A despedida de um dos fundadores do MPB 4

-

O cantor Ruy Faria, um dos fundadores do grupo vocal MPB 4, morreu na tarde desta quinta (11), aos 80 anos. Ele estava internado para tratar de uma pneumonia desde 9 de dezembro, em um hospital de Bonsucesso. A causa da morte foi “falência múltipla dos órgãos em decorrênci­a de uma pneumonia”. Ao Estado, o amigo Aquiles lamentou na noite desta quinta e contou sobre os últimos dias: “Ele morreu hoje à tarde. Estava internado havia algumas semanas. Com graves problemas renais, sua saúde foi se deterioran­do...”

Ruy Alexandre Faria pertenceu ao MPB4 entre 1964 e 2004. Sua função era de primeira voz do quarteto, que contava ainda com Aquiles, Magro e Miltinho, todos influencia­dos sobretudo por grupos vocais como Os Cariocas, de Severino Filho. A repercussã­o nas redes foi rápida. “Ruy foi um amigo muito especial que tive em minha vida. Difícil descrever. Guardarei sempre muitas maravilhos­as lembranças de momentos que convivi com ele. E foram muitas mesmo! Ruy, só posso manifestar minha enorme gratidão pelo tempo que aproveitam­os juntos e por tudo que aprendi com você. Vá em paz querido amigo”, escreveram os músicos Kleiton e Kledir em sua página no Facebook.

Além da importânci­a fundamenta­l no conceito vocal do MPB 4, ele também foi responsáve­l por assinar roteiros para espetáculo­s do MPB-4, como Canções e momentos e Arte de cantar. Sem o grupo, depois de 2004, ele gravou um disco em parceria com Carlinhos Vergueiro, Só pra Chatear. Ao lado da mulher, Cynara, do Quarteto em Cy, Ruy lançou Cobra de Vidro (de 1978), Bate-Boca (de 1997) e Somos todos iguais nesta noite (de 1998).

O grupo MPB 4 também lamentou a perda em sua página do Facebook: “Amigas e amigos, é com enorme tristeza que recebemos a notícia do faleciment­o do Ruy Faria, nosso companheir­o de MPB 4 do início até 2004. Em meio à dor e à tristeza, pouco há para ser dito. Aos filhos do Ruy, João, Irene, Francisco e seus filhos, e Cynara, nós do MPB 4 oferecemos a nossa solidaried­ade. Fiquem em paz. Fraternalm­ente, MPB4.”

A saída de Ruy do MPB 4 havia sido turbulenta, como indica uma carta que ele divulgou em seu site em 2012, sua última postagem: “...nunca pedi 25% de nada e nem quero ganhar sem trabalhar, como foi dito. Fiz realmente uma ação reivindica­ndo os meus direitos sobre a marca MPB 4: qual seria a demanda para shows dos três, e mais quem seja, sem a marca MPB 4?”

Depois de falar que o caso sobre a marca do grupo estava na Justiça, ele diz: “Hoje, já com 70 anos (à época da carta), só quero reaver, de alguma maneira, meus direitos sobre a marca que ajudei a criar e sedimentar durante mais de 40 anos, trabalhand­o muito. O processo continua seguindo seus trâmites na Justiça e eu não gostaria mais de falar sobre o assunto. Só espero estar vivo pra ver o resultado.”

 ?? CELIO JR/ESTADÃO-21/7/1994 ?? Ruy. Sem o grupo, lançou discos solo e com Cynara
CELIO JR/ESTADÃO-21/7/1994 Ruy. Sem o grupo, lançou discos solo e com Cynara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil