O Estado de S. Paulo

Cármen e presidente do TRF-4 vão discutir julgamento de petista

Reunião está marcada para segunda-feira; em encontro com deputados, desembarga­dor pede ‘manifestaç­ões pacíficas’

- / AMANDA PUPO, RAFAEL MORAES MOURA, L.V., F.M. e J.A.

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, vai se reunir na segundafei­ra com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), desembarga­dor federal Carlos Eduardo Thompson Flores. A assessoria do tribunal confirmou que um dos assuntos da audiência com a ministra será o julgamento do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, marcado para o dia 24.

O TRF-4 vai julgar os recursos do ex-presidente, condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e de outros seis réus no processo.

Ontem, o presidente do TRF-4 pediu “manifestaç­ões pacíficas” no julgamento. Durante uma reunião com parlamenta­res petistas em seu gabinete no tribunal, Thompson Flores enfatizou: “Os senhores representa­m parcela da sociedade como membros do Poder Legislativ­o. Aceitamos prontament­e a colaboraçã­o para assegurarm­os a segurança de todos os envolvidos no julgamento do dia 24 e também pedimos que divulguem a mensagem por manifestaç­ões pacíficas”.

O ex-presidente terá seu recurso julgado pelos desembarga­dores da 8.ª Turma do TRF-4. Manifestaç­ões a favor e contra o ex-presidente estão sendo organizada­s em várias cidades.

No encontro de ontem, deputados estaduais e federais do PT trataram com Thompson Flores de questões de segurança em torno dos atos previstos a favor de Lula, nas imediações da Corte federal em Porto Alegre.

“Aceitamos a colaboraçã­o para assegurarm­os a segurança de todos os envolvidos no julgamento do dia 24 e pedimos que divulguem a mensagem por manifestaç­ões pacíficas.” Thompson Flores

PRESIDENTE DO TRF-4, EM REUNIÃO

COM DEPUTADOS DO PT

O deputado Paulo Pimenta (PT) afirmou que o grupo que se reuniu com o presidente do TRF-4 representa “165 deputados do PT no País”. “Estamos trabalhand­o para que tudo transcorra dentro das normas da Constituiç­ão Federal e das garantias individuai­s”, disse.

Telão. Pimenta entregou ao desembarga­dor um ofício pedindo para que o tribunal “viabilize um espaço destinado às autoridade­s para que assistam ao julgamento, no tribunal, via telão, já que a sala de sessão será somente para advogados e partes”. O presidente afirmou que o pedido será atendido.

A Justiça chegou a proibir acampament­o do Movimento Sem Terra (MST) na frente da Corte até três dias depois na região do Parque da Harmonia, onde fica o tribunal. A Justiça Federal, no entanto, informou que não foram proibidas manifestaç­ões nas proximidad­es do TRF-4. “A determinaç­ão judicial é para controlar o acesso de modo a assegurar a normalidad­e do trânsito de pessoas e veículos no entorno do tribunal, garantido o direito de manifestaç­ão no Parque da Harmonia”, diz nota da Justiça.

Alteração. Anteontem, o TRF-4 informou que os prazos e as intimações nos processos físicos e eletrônico­s em curso na Corte foram suspensos nos dias 23 e 24 por causa do julgamento.

 ?? ASSESSORIA PAULO PIMENTA ?? Gabinete. Deputados petistas em reunião com o presidente do TRF-4, Thompson Flores
ASSESSORIA PAULO PIMENTA Gabinete. Deputados petistas em reunião com o presidente do TRF-4, Thompson Flores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil