O Estado de S. Paulo

O EXPERIENTE QUE ESTREIA EM COPAS

Lesão tirou o atacante do Mundial de 2014

- Daniel Batista

Falcao Garcia é um daqueles casos de jogadores experiente­s que ainda tiveram o prazer de disputar uma Copa do Mundo. Uma lesão acabou com seu sonho em 2014. Mas, desta vez, o objetivo não ficará apenas como uma vontade. Astro da Colômbia e do Monaco, o atacante tenta fazer com que outra vez sua seleção vá mais longe do que muita gente espera.

Ídolo em seu país, Falcao tem, provavelme­nte, sua primeira e última chance de brilhar em um Mundial. Quatro anos atrás, uma grave contusão no ligamento do joelho esquerdo frustrou sua vinda ao Brasil. Agora, a esperança de que nada impeça seu sucesso na Rússia faz com que todos os colombiano­s depositem total confiança no atacante de 31 anos.

“Ele vive um momento fantástico e sentimos sua falta em muitos jogos. Acho que voltamos a ter um líder, um fenômeno que nos trará muita coisa boa”, aposta o técnico José Pekerman. A ansiedade e a vontade de fazer bonito na Rússia motivam o atacante nesta temporada. “Sonhei muito com o Mundial, que é uma das minhas principais motivações para seguir adiante, mas não quero me adiantar aos fatos. Se Deus me der a oportunida­de de estar lá, assim será”, afirmou Garcia.

O atacante divide com James Rodríguez o estrelato da seleção, tendo como principal diferença o fato de conseguir tal respeito com a torcida mesmo sem nunca ter jogado profission­almente por um clube de seu País. Falcao é um caso raro na galeria de ídolos colombiano­s, pois fez toda sua carreira no exterior. Criança, ele chegou a defender o Millonario­s, mas com apenas 15 anos foi para a base do River Plate argentino e de lá só saiu em 2009, quando se transferiu para o Porto e deu início à trajetória no futebol europeu.

No clube português teve passagem marcante, foi artilheiro da Liga Europa 2011/12 e conquistou sete títulos. Em alta, se transferiu para o Atlético de Madrid e o brilho só aumentou. No dia 9 de dezembro de 2012, chamou atenção com a incrível marca de cinco gols em um jogo, na vitória por 6 a 0 sobre o Deportivo La Coruña.

Destaque no futebol europeu e na seleção colombiana, nada parecia impedir o sucesso do atacante até sua transferên­cia para o Monaco, quando viu tudo mudar. Nem de longe Falcao Garcia lembrava aquele craque que encantou os torcedores do Porto e do Atlético de Madrid. Para tentar se reencontra­r, foi emprestado a Manchester United e Chelsea, mas passou sem deixar saudades em ambos.

Quis o destino que Falcao voltasse a ser “aquele Falcao” justamente no Monaco, após a frustrante passagem pelo futebol inglês. Na temporada passada, ele liderou a equipe na conquista do campeonato nacional, quebrando a hegemonia do PSG, que vinha de quatro títulos consecutiv­os, e está em alta nesta temporada, para a alegria também do povo colombiano.

 ??  ?? Perto do sonho. Falcao deve jogar sua primeira e única Copa Próxima • estrela: Toni Kroos, meio-campista da seleção da Alemanha e do Real Madrid
Perto do sonho. Falcao deve jogar sua primeira e única Copa Próxima • estrela: Toni Kroos, meio-campista da seleção da Alemanha e do Real Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil