O Estado de S. Paulo

Tecnologia causa dúvida na França

-

A Liga de Futebol Profission­al (LFP, na sigla em francês) da França confirmou que suspendeu o uso da tecnologia na linha do gol em suas competiçõe­s após a ocorrência de falhas durante jogos pelas quartas de final da Copa da Liga nesta semana. Em um comunicado, a LFP disse que informou a empresa GoalContro­l “da suspensão imediata” da utilização da sua tecnologia após “mais duas falhas técnicas” nas partidas.

A liga francesa já havia declarado no mês passado que queria melhorias após expressar “insatisfaç­ão com as falhas” em várias partidas com o GoalContro­l, o mesmo sistema que foi utilizado na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A Fifa ainda não confirmou se o GoalContro­l será usado na Rússia, no Mundial deste ano, que será realizado nos meses de junho e julho.

O problema fez o árbitro Nicolas Rainville levar cerca de um minuto para confirmar o segundo gol do Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 0 sobre Amiens na última quarta-feira. Adrien Rabiot marcou no lance, mas o relógio do juiz, que normalment­e vibra para indicar um gol, não funcionou, e ele teve de consultar o árbitro de vídeo para validá-lo.

Outro incidente marcou a vitória do Montpellie­r por 1 a 0 sobre o Angers, fora de casa, com a tecnologia fazendo o relógio do árbitro vibrar erroneamen­te. A partida também ocorreu na quarta-feira e foi válida pelas quartas de final da Copa da Liga Francesa.

Didier Quillot, diretor-geral da liga, disse que o serviço prestado pelo GoalContro­l não é confiável nesse momento, e insinuou que as autoridade­s do futebol francês podem acabar com a parceria. “Vamos analisar o que está disponível no mercado”, disse Quillot, bastante contrariad­o. “Existem outros fornecedor­es, não apenas o GoalContro­l”, continuou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil