O Estado de S. Paulo

GM anuncia carro sem volante para 2019

- /AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

Depois de cem anos produzindo veículos para serem dirigidos, a General Motors (GM) anunciou seu primeiro modelo totalmente autônomo, sem volante e pedais. Ainda em fase de testes, uma frota do novo veículo começará a trabalhar como serviço de táxi, em algum lugar dos Estados Unidos, a partir do ano que vem.

Esse é o primeiro modelo comercial que dispensa totalmente o motorista anunciado pela GM. O carro não prevê a intervençã­o humana na direção em nenhuma situação. O projeto faz parte da estratégia da empresa de se manter entre os líderes, enquanto a indústria automobilí­stica sofre fortes mudanças.

“Reunimos quatro gerações de veículos autônomos ao longo de 18 meses”, disse Dan Ammann, presidente da GM. “Você pode ter certeza que a quarta geração não será a última.”

A empresa investiu US$ 600 milhões para a construção do modelo, além de comprar um fabricante de ‘Lidar’ – sensores fundamenta­is em carros que dirigem sozinhos – na tentativa de reduzir em 99% os custos.

O anúncio acontece em um momento que carros autônomos têm ganhado mais força no mercado. A Waymo, divisão de carros autônomos do Google, planeja lançar carros similares nos próximos meses.

O maior desafio da GM será convencer seus clientes a serem meramente passageiro­s. Pensando nisso a montadora considera exemplific­ar as vantagens dos veículos autônomos. Muitas perguntas relacionad­as a escolhas éticas do veículo, no entanto ainda estão longe de serem resolvidas.

 ?? REUTERS ?? Estreia.
O modelo dá início a uma série de carros autônomos da montadora
REUTERS Estreia. O modelo dá início a uma série de carros autônomos da montadora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil