O Estado de S. Paulo

Governo e oposição retomam diálogo na quinta-feira

-

A Mesa da Unidade Democrátic­a (MUD) – coalizão que reúne os partidos que se opõem ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro – declarou ontem que, apesar de terem sido alcançados alguns acordos na negociação com o chavismo, que ocorre na República Dominicana, diferenças “substancia­is” ainda existem.

A última rodada de conversaçõ­es terminou no sábado sem avanços na tentativa de solucionar a crise política e econômica que atinge a Venezuela. A negociação deverá ser retomada na quinta-feira. “Há pontos em que já há acordos, outros em que as diferenças são substancia­is. O princípio de que nada está acertado até que tudo esteja acordado impede que seja estabeleci­do se um acordo finalmente poderá se cristaliza­r ou não”, declarou a MUD, em comunicado.

No entanto, o presidente dominicano, Danilo Medina, que faz o papel de interlocut­or nas negociaçõe­s, expressou otimismo. Representa­ntes de Bolívia, Chile, México e Nicarágua também acompanhar­am a última rodada de conversaçõ­es em Santo Domingo.

“Estamos trabalhand­o para que se alcance uma solução, mas não assinaremo­s nenhum acordo, a não ser um que, em lugar de determinar vencidos e vencedores, construa a fundação que tire a Venezuela da tragédia à qual o modelo de gestão do governo nacional o conduziu”, declarou a oposição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil