O Estado de S. Paulo

‘The Guardian’ começa a circular no formato tabloide

-

O jornal britânico The Guardian começou a ser vendido ontem no formato tabloide, em uma tentativa do Guardian News & Media (GNM) de reduzir despesas. A remodelaçã­o se aplicará também ao semanário The Observer, publicação que pertence ao mesmo grupo. Com a medida, além de gastar menos com papel, a empresa vai reduzir custos de produção, já que o novo formato amplia o número de gráficas no país em que as publicaçõe­s podem ser impressas.

Os cortes e o novo desenho fazem parte de um plano, estabeleci­do pelo grupo em 2016, de equilibrar as contas da companhia até abril de 2019. “A adoção do formato tabloide é um passo importante para fazer o The Guardian financeira­mente sustentáve­l e garantir que vamos continuar investindo em um jornalismo de referência por muitas gerações”, afirmou em nota a editora-chefe do GNM, Katherine Viner.

Entre os principais jornais britânicos, somente Financial Times e The Daily Telegraph ainda são publicados em tamanho maior. Os outros já viraram tabloide, formato antes reservado à imprensa sensaciona­lista.

A mudança é uma resposta do grupo GNM depois de uma expansão internacio­nal agressiva, que resultou em grandes perdas. A ação também faz frente à queda na receita de publicidad­e.

Ao contrário de outros jornais, a publicação não cobra pelo acesso de notícias no site, optando por pedir doações. No ano fechado em abril de 2017, o jornal teve perdas de US$ 61 milhões.

 ?? ADRIAN DENNIS/AFP ?? Plano. Grupo britânico quer equilibrar as contas até 2019
ADRIAN DENNIS/AFP Plano. Grupo britânico quer equilibrar as contas até 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil