O Estado de S. Paulo

Serra afirma que não disputará eleição

Senador diz que permanecer­á em Brasília para se dedicar a projetos no Legislativ­o

- Alberto Bombig

O senador José Serra (PSDBSP) decidiu que não disputará as eleições deste ano. Ele era um nome sempre lembrado por seu partido para concorrer ao governo do Estado de São Paulo e até à Presidênci­a da República. “Não vou disputar a eleição para governador nem pretendo concorrer a presidente neste ano. Tenho ainda cinco anos de mandato no Senado, já aprovei projetos de minha iniciativa que mudaram o País, como foi o caso da abertura dos investimen­tos no pré-sal”, afirmou o tucano.

Com a decisão, a disputa pelo governo do Estado dentro do PSDB deverá ficar restrita ao prefeito João Doria, ao cientista político Luiz Felipe d’Ávila, ao secretário de Desenvolvi­mento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, e ao ex-senador José Aníbal, atual presidente do Instituto Teotônio Vilela, braço teórico da legenda.

Serra disse que, no Legislativ­o, tem se dedicado à reforma política “para valer”. “É indispensá­vel para nosso futuro mudar o sistema eleitoral e o sistema político, que encarecem as eleições e compromete­m a representa­tividade democrátic­a. Já aprovei o projeto do distrital misto no Senado. Agora teremos de fazê-lo na Câmara, o que exigirá tempo integral de trabalho”, afirmou o senador. facebook.com/politicaes­tadao

O tucano vinha sendo pressionad­o pelo seu grupo e também pelo presidente Michel Temer para concorrer ao Palácio dos Bandeirant­es em outubro ou ainda para se apresentar como uma alternativ­a na disputa ao Palácio do Planalto.

Reforma política. “A verdade é que estão todos olhando para as eleições deste ano, mas elas serão disputadas com as mesmas regras das últimas eleições. Precisamos nos dedicar também a melhorar as regras futuras do sistema eleitoral. Eu estou me dispondo a enfrentar esse problema agora. Estou com os olhos no futuro da política e do Brasil”, declarou Serra.

A decisão do senador ainda não foi comunicada oficialmen­te ao governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidênci­a da República. “Sou recordista de aprovação de leis entre deputados e senadores. Valorizo muito o meu mandato de senador”, disse Serra.

Citado em delação premiada de ex-executivos da Odebrecht, Serra é investigad­o na Operação Lava Jato. Ele nega participaç­ão em irregulari­dades.

Facebook. Curta a página da Política

 ?? EVERTON OLIVEIRA / ESTADÃO - 18/8/2017 ?? Congresso. Serra afirma que tem se dedicado à agenda da reforma política ‘para valer’
EVERTON OLIVEIRA / ESTADÃO - 18/8/2017 Congresso. Serra afirma que tem se dedicado à agenda da reforma política ‘para valer’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil