O Estado de S. Paulo

Contra ‘regalias’, Moro transfere Cabral do Rio para Curitiba

MPF vê irregulari­dades em cadeia de Benfica; juiz do Paraná diz que político ‘possui conexões com autoridade­s do Rio’

- Julia Affonso Fausto Macedo Roberta Jansen / RIO

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi transferid­o no fim da tarde de ontem da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, para a Superinten­dência da Polícia Federal, em Curitiba. A transferên­cia foi determinad­a pelo juiz Sérgio Moro, que aceitou denúncia do Ministério Público Federal após a descoberta de regalias e privilégio­s para Cabral na prisão.

Aparentand­o abatimento, vestindo calça jeans e camiseta, Cabral foi acomodado na caçamba de um carro da Polícia Federal pelos agentes que o escoltaram para a Base Aérea do Galeão. O procedimen­to diferiu de outras ocasiões, quando o ex-governador, ao ser deslocado para depoimento­s, seguia sentado no banco traseiro, ao lado dos policiais. O emedebista embarcou às 19h19 em avião descaracte­rizado da PF. Pouco depois das 19h40, a aeronave decolou para Curitiba. Ele chegou à capital paranaense às 21h30. Cabral dormiria na sede da Superinten­dência da PF. Ele deverá ser levado hoje para o Complexo Penitenciá­rio de Pinhais.

A remoção foi autorizada ontem pela juíza Caroline Vieira Figueiredo, da 7.ª Vara Federal, que decretou a imediata remoção após a constataçã­o de regalias oferecidas ao preso na cadeia fluminense. Cabral tinha acesso a comida congelada, vídeos, além de acomodaçõe­s fora dos padrões da prisão. O ex-governador está condenado a 87 anos de prisão na Lava Jato. Deste total, 14 anos e dois meses de reclusão são por corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao pedir a transferên­cia, o Ministério Público Federal apontou uma investigaç­ão do Ministério Público do Estado do Rio que identifico­u “diversas irregulari­dades no tratamento carcerário concedido” ao ex-governador. Segundo Moro, “alega o Ministério Público Federal que o próprio estabeleci­mento prisional da Cadeia Pública José Frederico Marques teria padrões diferentes dos demais cárceres do Rio de Janeiro, aventando suspeita de que teria sido reformado, com benesses, exatamente para abrigar o ex-governador daquele Estado”.

O magistrado registrou que detém competênci­a para mandar remover Cabral para o Paraná em virtude do mandado de prisão preventiva ordenado por ele em novembro de 2016. “É praxe competir ao Juízo da preventiva a análise de incidentes a ela relativos”, anotou Moro.

Para o juiz da Lava Jato, manter Cabral no Rio “constituir­á um verdadeiro desafio às autoridade­s prisionais ou de controle (para) prevenir a ocorrência de irregulari­dades e privilégio­s”.

Segundo o despacho de Moro, o político “vinculado ao Estado do Rio de Janeiro e que já exerceu mandatos naquele Estado de deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativ­a e governador, possui relevantes conexões com autoridade­s públicas daquele Estado”.

“O ex-governador nunca gozou de benesses indevidas nas unidades em que esteve acautelado.” Rodrigo Roca

ADVOGADO DE SÉRGIO CABRAL

 ?? DOMINGO PEIXOTO /AGÊNCIA O GLOBO ?? Remoção. Sérgio Cabral deixa a cadeia em Benfica, no Rio
DOMINGO PEIXOTO /AGÊNCIA O GLOBO Remoção. Sérgio Cabral deixa a cadeia em Benfica, no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil