O Estado de S. Paulo

Casa Branca acelera declínio da democracia global

- Ishaan Tharoor / W.POST / TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ

No mesmo dia em que o presidente Donald Trump deveria divulgar “advertênci­as” contra as “fake news”, o senador Jeff Flake, republican­o do Arizona, atraiu a atenção dos EUA. Crítico de Trump, Flake fustigou os rotineiros ataques do presidente à imprensa e lamentou que ele divulgue falsidades. Ele também argumentou que o estrago causado por Trump em casa tem profundas implicaçõe­s no exterior.

Essa é também a conclusão a que chegou nesta semana a Freedom House, uma organizaçã­o não partidária de Washington, em seu relatório anual sobre a situação da democracia no mundo. A Freedom House tuitou: “Pelo 12.º ano consecutiv­o, nossos pesquisado­res constatara­m um declínio global da liberdade. Com os EUA enfraqueci­dos como líderes da democracia, os direitos básicos estão sob ameaça em todo o mundo...”.

“A democracia está sob ataque e recua em todo o globo, uma crise que se intensific­ou à medida que os padrões democrátic­os dos EUA iam se deterioran­do em ritmo acelerado”, disse no relatório.

Com Trump completand­o seu primeiro ano no poder, as indagações sobre o impacto de sua presidênci­a vão aumentar. Nesta semana, quando ocupar o centro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente terá nova oportunida­de de mudar a narrativa. Mas que ninguém se surpreenda se ouvir mais do mesmo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil