O Estado de S. Paulo

CASAMENTO NAS ALTURAS

Papa Francisco celebra matrimônio de casal de comissário­s chilenos a 11 mil metros de altitude

-

“Querem que eu case vocês?” A pergunta não poderia ser mais direta. Foi assim que o papa Francisco reagiu à história que ouviu do casal Carlos Ciuffardi, de 41 anos, e Paula Podest Ruiz, de 39 anos, comissário­s de bordo da Latam, durante voo de ontem para Iquique, no norte do Chile.

Em 2010, Carlos e Paula se casaram apenas no civil, porque a igreja onde seria celebrada a cerimônia religiosa, na comunidade de Huñoa, em Santiago, havia sido destruída por um terremoto. “Aqui? Você tem certeza?”, se assustou Carlos. “Quem precisa ter certeza são os senhores”, respondeu o papa.

E foi assim, a 11 mil metros de altitude, que Francisco realizou uma cerimônia inédita. Como em qualquer casamento, o papa abençoou as alianças e depois pediu a um dos cardeais que o acompanhav­am que preparasse a ata do matrimônio para que ele pudesse ter validade. “Celebrante: Francisco”, lê-se na ata do casamento histórico. “Tudo foi válido. Tudo foi oficial”, confirmou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Em vídeo gravado pela Latam e divulgado no Twitter, os noivos deram a notícia aos amigos e parentes. “Queridos amigos, queremos contar que acabamos de aterrissar em Iquique com sua santidade e temos a notícia de que ele nos casou no avião. Estamos muito contentes e emocionado­s em compartilh­ar com vocês”, escreveu Paula.

 ?? REUTERS ?? Boda. Terremoto impediu cerimônia religiosa em 2010
REUTERS Boda. Terremoto impediu cerimônia religiosa em 2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil