O Estado de S. Paulo

Turquia lança operação militar contra milícias curdas na Síria

Desde que os EUA anunciaram a criação de uma força fronteiriç­a, Ancara já lançou mais de 40 bombas no norte

- ANCARA

O ministro de Defesa da Turquia, Nurettin Canikli, afirmou ontem que seu país lançará uma ofensiva contra o enclave curdo de Afrin, no norte da Síria, que há vários dias é alvo de bombardeio­s turcos. “As redes e os elementos terrorista­s no norte da Síria serão eliminados. Não há outra solução”, disse Canikli em entrevista à televisão A Haber. “Na verdade, a operação já começou”, admitiu o ministro, ao referir-se aos bombardeio­s que o Exército turco vem lançando contra os curdos na Síria.

A Turquia anunciou os ataques após criticar duramente o projeto anunciado pela coalizão internacio­nal liderada pelos EUA, no domingo, que propôs a criação de uma força fronteiriç­a de 30 mil homens no norte da Síria. Para isso, Washington contaria com a participaç­ão de membros das Forças Democrátic­as Sírias, uma aliança de combatente­s curdos e árabes dominada pelas Unidades de Proteção do Povo Curdo, uma milícia que o governo turco considera “terrorista”. Na segunda-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a Turquia “cortará pela raiz” essa nova força.

Após o anúncio dos EUA de que pretendiam criar “uma força curda na região” – algo que o secretário de Estado, Rex Tillerson, assegurou que não tinha sido bem explicado –, a Turquia decidiu acelerar seus bombardeio­s. O Exército turco já lançou mais de 40 bombas contra posições curdas.

Correspond­entes da agência France Presse viram ontem um comboio com cerca de 30 ônibus que transporta­vam soldados com uniforme camuflado na Província de Hatay, na Turquia, rumando para a fronteira com a Síria.

A ofensiva turca abre uma nova frente no conflito sírio e amplia a tensão com os EUA, que se esforçaram nos últimos dias para tranquiliz­ar os turcos, que são membros da Otan e aliados antigos dos americanos.

 ?? AP ?? Alvo. Combatente­s curdos em Azez, na fronteira turca
AP Alvo. Combatente­s curdos em Azez, na fronteira turca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil