O Estado de S. Paulo

Política do presidente ameaça 1 milhão de imigrantes legais

Medidas do governo afetariam programas de proteção; 6 mil brasileiro­s correm risco de deportação

- Cláudia Trevisan CORRESPOND­ENTE / WASHINGTON

Doze meses depois da posse, Donald Trump ainda não cumpriu a promessa de começar a construção de um muro na fronteira com o México. Mas uma série de medidas adotadas pelo governo ameaça 1 milhão de imigrantes que vivem nos EUA de maneira legal graças a proteções temporária­s.

O maior grupo é formado pelos jovens levados aos EUA quando eram crianças. Beneficiár­ios do programa Daca, eles ganharam no governo Barack Obama o direito de moradia e emprego nos EUA.

Em setembro, Trump anunciou que o programa acabará em março, se não for regulariza­do. A mudança provocou incerteza sobre o futuro de 690 mil jovens, sendo cerca de 6 mil brasileiro­s, que serão forçados a deixar os EUA ou a permanecer de maneira ilegal.

Cerca de 330 mil afetados por políticas de Trump são salvadoren­hos, haitianos, nicaraguen­ses e sudaneses que haviam sido favorecido­s por proteção temporária concedida depois de desastres naturais ou por conflitos armados em seus países de origem. Trump extinguiu os benefícios e ordenou que eles deixem os EUA entre o fim de 2018 e meados de 2019.

Sarah Pierce, do Migration Policy Institute, disse que a medida de maior impacto do governo

Trump foi o decreto que estabelece­u novas prioridade­s para a ação de agentes de imigração, que passaram a incluir virtualmen­te todos os que estão de maneira clandestin­a no país e não apenas quem cometeu crimes.

Nos últimos meses, aumentaram as batidas e detenções em locais de trabalho e passaram a ocorrer prisões de imigrantes que vão a tribunais por problemas não relacionad­os à sua situação e são apreendido­s na saída. O resultado foi o aumento

das deportaçõe­s dos detidos longe da fronteira. No ano fiscal de 2017, encerrado em setembro, o grupo represento­u 36% das remoções – 81,6 mil de um total de 226,1 mil. No ano anterior, foram 65,3 mil dos 240 mil.

Também houve aumento de 30% da expulsão de brasileiro­s dos EUA. O número passou de 1.095 para 1.413 na comparação com o ano fiscal de 2016. As estatístic­as não indicam se as remoções ocorreram na fronteira ou no interior do país.

 ?? AFP ?? Imigração. Muro em Ciudad Juárez, fronteira com México
AFP Imigração. Muro em Ciudad Juárez, fronteira com México

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil